Como escrever um artigo para um blog – Part II

Como escrever um artigo para um blog – Part II
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Escrever um artigo para um blog pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Mas, como já explicamos na primeira parte deste artigo, esta é uma das partes que não deves deixar de fora da estratégia de marketing digital da tua empresa.

Mas vamos passar ao que interessa!

Em Como escrever um artigo para um blog - Part I referimos as vantagens que esta estratégia de marketing de conteúdo pode trazer às empresas.

Para além disso, falamos dos primeiros quatro pontos essenciais para saberes como escrever um artigo. Ainda te lembras? Definir o tema, pesquisar, escolher o título e keywords e, claro, a técnica AIDA.

Vamos apresentar-te agora mais alguns truques para dominares o assunto de
como escrever um artigo:
  • Usa uma linguagem simples

Sabes aquela linguagem super corporativa e formal que as empresas costumam usar? Esquece isso! Mesmo que a tua empresa seja B2B - Business to Business - é importante escrever textos que sejam dirigidos a uma pessoa - o leitor.

A linguagem formal e cheia de termos técnicos acaba por tornar a leitura mais massuda e criar desinteresse. A melhor forma de escrever um artigo é pensar que estás a explicar esse tema a um amigo que pouco percebe da área.

  • Escreve frases e parágrafos curtos

Esta é uma das principais regras do marketing de conteúdos para o meio online. Lembra-te que não estás a escrever um livro ou uma tese sobre o tema.

As frases curtas ajudam a que não caias no erro de abordar vários assuntos ao mesmo tempo, o que pode confundir o leitor. No caso dos parágrafos, se estes forem demasiado longos tornam a leitura mais difícil.

O ideal é escrever frases com 20 palavras e parágrafos com quatro a cinco linhas.

  • Cria Sub-títulos

A criação de sub-títulos é muito útil para dividir os diversos assuntos que queres abordar num artigo. Esta também é uma das técnicas para facilitar a leitura aos utilizadores.

  • Não te esqueças das imagens

Um artigo apenas com texto pode tornar-se chato e massudo. É assim que se perde a atenção dos leitores. Por isso mesmo, o ideal é intercalar o texto com algumas imagens que se enquadrem no assunto.

Tens dúvidas de como o fazer? Dá uma vista de olhos ao blog da euDigital e vê como nós usamos esta técnica!

  • Aposta nos hyperlinks

Ao escreveres para o blog da tua empresa, com certeza os assuntos dos diversos artigos vão estar relacionados. Isto permite que cries hiperligações entres artigos. Assim, os utilizadores podem encontrar outros textos que estejam relacionados com a pesquisa que estão a fazer.

Os hyperlinks podem ser usados de duas formas: podes linkar uma palavra ou expressão ou, entre parágrafos, inserir um “Lê mais” ou “Vê mais” com o título de um artigo à frente.

  • Usa um plug-in para o SEO

Conseguir escrever um artigo completamente otimizado e com um bom SEO já não precisa de ser um bicho de sete cabeças. O WordPress disponibiliza diversos plug-ins que avaliam o SEO do teu artigo.

O Yoast SEO, por exemplo, ajuda a identificar alguns erros que podem prejudicar o teu artigo nos motores de busca.

euDigital a agência de marketing digital que precisa - SEO Search Engine Optimization
  • Partilha o teu artigo

Este último ponto já não entra tanto na área de como escrever um artigo, mas não deixa de ser importante.

A melhor forma para garantires que o teu artigo tem sucesso online é com partilhas. Aposta em redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn, tanto na página da empresa como no teu perfil. Outra ferramenta importante é o Flipboard, que permite a criação de magazines sobre diversos temas, onde podes armazenar artigos.

euDigital - Agência de Marketing Digital

Este conjunto de dicas vão tornar-te num especialista de como escrever artigos que criem engajamento e se tornem num sucesso online.

Lembra-te que estas técnicas demoram a ser desenvolvidas e que não vais conseguir escrever um artigo perfeito ao final do primeiro dia. Mas não desistas!

Entretanto, podes sempre deixar o blog da tua empresa nas mãos de especialistas!

Quem? Nós, claro!