Como escrever um artigo para um blog – Parte I

Como escrever um artigo para um blog - Part I
Facebook 0
Google+ 0
Twitter
LinkedIn 0

Escrever nem sempre é fácil. No entanto, um blog é uma ferramenta essencial para uma estratégia de marketing digital da sua empresa. Então torna-se necessário saber como escrever um artigo que aproxime a tua empresa dos clientes.

O marketing de conteúdo tem assumido uma posição cada vez mais importante na conquista do sucesso online. E, por isso mesmo, é um ponto que não deve ser ignorado pelas empresas portuguesas!

Eis algumas das vantagens de criar um blog para tua empresa:

Aumenta o tempo de permanência no website da empresa

Melhora o posicionamento nos motores de busca

Aumenta a confiança dos clientes na marca

Cria maior proximidade com os clientes

Ajuda no esclarecimento de dúvidas

Ajuda a conquistar novos clientes

Mas escrever um artigo que realmente crie engajamento nem sempre é fácil. Isto porque existem tantas distrações na Internet que é difícil que os utilizadores passem dois minutos na mesma página.

Portanto, o nosso primeiro objetivo deve ser sempre captar a atenção dos leitores.

Com estas dicas vais aprender como escrever um artigo

que conquiste os clientes da tua empresa:

  •  Define o tema do artigo

O primeiro passo para escrever um artigo é definir o tema. Isto vai permitir que mantenhas o foco durante todo o processo de produção.

Mas isto não é assim tão simples! Tens de escolher um tema que seja do interesse dos clientes que formam o público-alvo da tua empresa. Uma excelente forma de fazer isto é responder a uma questão frequente sobre um produto ou serviço.

  •  Pesquisa sobre o tema

Por muito que saibas sobre o tema em questão, nunca é demais tentar saber mais. Pesquise no Google a temática e vê as primeiras páginas que aparecem.

Enquanto lês os artigos aponta os aspetos que achas que estão bem conseguidos e aqueles que devem ser melhorados.

  •  Escolhe o título e a(s) keyword(s)

Esta é uma parte fundamental: o título é o que vai fazer os utilizadores decidirem se vão ler ou não um artigo. Por isso mesmo, é importante apostar e dedicar algum tempo a este ponto.

O título deve ser chamativo e oferecer algo útil. Não te podes esquecer de incluir aqui a keyword mais importante. Se não sabes como encontrar e escolher as keywords para um artigo, o Keyword Planner do Google é uma excelente opção. 

Aqui podes pesquisar keywords perceber a procura e o nível de concorrência. Esta ferramenta também sugere outras keywords relacionadas com a tua pesquisa 😉

  •  Usa o AIDA

O AIDA é uma estrutura muito simples que te vai ajudar muito a perceber como escrever um artigo. Esta sigla significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Cada uma destas quatro palavras é uma etapa dentro do artigo ou do copy que estás a escrever. Vamos perceber como é que funciona?

A(s) primeira(s) frases de um artigo ou qualquer outro texto devem ter como função agarrar a atenção do leitor. Começa logo por falar de algo que saibas que interessa ao público-alvo.

Depois de captar a atenção do leitor, é essencial mantê-lo interessado. Como? Com factos ou dados interessantes sobre o produto, por exemplo.

A terceira fase pretende despertar o desejo de ter o produto ou serviço. Aqui é a altura ideal para falar daquilo que o produto da tua empresa pode fazer e melhorar na vida do leitor.

E, finalmente, o call to action. A última parte é dizer exatamente o que pretendes que o leitor faça. Isto pode ser comprar um produto ou subscrever a newsletter da tua empresa, por exemplo.

Esta é apenas a primeira parte de como escrever um artigo de qualidade para um blog. Estes pontos vão ajudar-te a criar conteúdos mais interessantes e que vão chamar a atenção dos clientes da tua empresa.

Não tens tempo para dedicar ao blog da tua empresa?

Deixa os profissionais tratarem do assunto!