Tem dúvidas de como gerir a página de Facebook de uma empresa? Ou, mesmo que não tenha, acha que pode aprender mais sobre o assunto? Então este artigo é para si!
Em primeiro lugar, vamos analisar os factos. O Facebook é a rede social com mais utilizadores. Esta rede social já ultrapassou os mil milhões de utilizadores e, em Portugal, são já mais de 5 milhões!
Algumas estatísticas que não pode ignorar sobre o Facebook:
Tendo em conta estes números, já pensou como uma página de Facebook de uma empresa pode aumentar a sua audiência?
Estas estatísticas mostram como é importante a criação de uma página de Facebook de uma empresa. As vantagens multiplicam-se com o tempo e esta é uma ótima forma de impulsionar o seu negócio no mundo online. Mas, para conseguir tirar o máximo partido desta rede social existem alguns passos a seguir:
. Criar uma página de Facebooke não um perfil
Um dos erros mais comuns em pequenas e médias empresas no Facebook é criarem um perfil e não uma página. Vamos ser claros: o perfil é uma ferramenta social para as pessoas.
A sua empresa precisa de uma página. Estas são criadas especificamente para promover as marcas. Para além disso, criar um perfil para uma empresa dá mau aspeto.
. Informações completas e atualizadas
Quando seleciona a opção para criar uma página vão aparecer uma série de informações para preencher. Nome da empresa, morada, cidade, código postal e telefone são dados essenciais para conseguir uma boa promoção online.
Estas informações são essenciais na página de Facebook de uma empresa. Estas vão permitir que potenciais clientes consigam encontrá-lo. Para além disso, é importante ter uma pequena descrição em que fale da sua área de negócio.
. Não se esqueça de incluir o website
O principal objetivo das empresas nas redes sociais é conseguir gerar tráfego para o seu website. Por isso mesmo, numa página de Facebook de uma empresa não pode faltar o website. E, se ainda não tem, está na hora de o criar, não acha?
Para além disso, pode também incluir um botão que redirecione para o site da sua empresa na secção das aplicações. Se preferir, pode até direcionar para cada uma das categorias de produtos.
. Uma página de Facebook de uma empresa com um plano
Depois de criada a página de Facebook de uma empresa, o primeiro passo é definir um plano para a mesma. Isto deve ser feito ainda antes de convidar alguém para seguir.
Esta é uma excelente forma de conseguir equilibrar publicações direcionadas à promoção de produtos e serviços e publicações que não estejam diretamente relacionada com a marca.
O ideal é fazer este plano para o espaço de três meses. Assim vai conseguir ter uma estratégia bem definida.
. A regra dos 70/ 30
De acordo com vários especialistas, existe uma regra que deve ser utilizada para a gestão de uma página de Facebook de uma empresa. Isto baseia-se em percentagens.
70% das publicações devem ser conteúdo original, isto é, produzido pela empresa. Isto podem ser artigos, páginas de produto ou outra qualquer página do website.
Os restantes 30% devem ser destinados a conteúdo externo. Existem muitas opções para esta parte. Pode partilhar notícias sobre a sua área de negócio, imagens, infografias ou vídeos que cativem a atenção dos seguidores.
. Apostar no visual
Não se pode esquecer que é difícil manter a atenção das pessoas online. Isto porque existem sempre imensas coisas a competir consigo por esta atenção.
Por isso mesmo, o conteúdo partilhado deve ser muito visual. Os vídeos são uma das melhores opções para o conseguir. Para além disto, estes são uma das maiores tendências do Facebook para este ano. Mas pode também optar por associar imagens às publicações na página de Facebook de uma empresa.
. Ter uma linha editorial
É importante que os seguidores de uma página de Facebook de uma empresa consigam identificar as suas publicações.
Está a fazer scroll no feed de notícias e encontra publicações novas a cada minuto. O problema é que, muitas vezes, os utilizadores nem sequer tentam saber quem partilhou as publicações.
Ao manter uma linha editorial vai tornar-se mais fácil fazer o utilizador parar e ler o que publicou, uma vez que ele conhece o estilo da página de Facebook da sua empresa.
. Analisar os resultados
Só com uma análise aos resultados é que consegue perceber se a estratégia de marketing digital para a página de Facebook de uma empresa está a ter resultados. A própria rede social disponibiliza uma série de métricas que pode analisar. O número de interações, total de gostos conseguidos e o alcance da página e publicações são alguns dos parâmetros que deve utilizar para avaliar a sua estratégia.
. Festejar é importante
No Facebook não pode ser só business. Também há que tirar algum tempo para publicações mais divertidas. E festejar o número de gostos quando este atinge valores mais redondos é uma excelente altura para isso.
Imagine que uma página de Facebook de uma empresa chega aos 500 gostos. Isto pede uma imagem ou até mesmo um GIF a agradecer aos seus seguidores. E claro, o mesmo deve repetir-se daí para a frente!
Mais esclarecido sobre o que deve fazer para conseguir ter sucesso na página de Facebook de uma empresa?
Se acha que não consegue dar conta do recado, não se preocupe!
Nós vamos criar uma estratégia de marketing digital à medida da sua empresa para o Facebook!