Como Conseguir um Perfil Campeão no LinkedIn

Como Conseguir um Perfil Campeão no LinkedIn
Facebook 0
Google+ 0
Twitter
LinkedIn 0

Certamente já ouviu falar no LinkedIn. Mas será que conhece realmente o potencial desta rede social?

Eis alguns factos importantes:

14 anos

O LinkedIn foi criado em 2003. Nestes últimos 14 anos muitas foram as mudanças que a plataforma sofreu, de forma a tornar-se uma rede profissional mais completa.

26,2 mil milhões de dólares

Foi o valor pelo qual a Microsoft comprou esta rede social. A gigante americana pagou 196 dólares por cada ação do LinkedIn.

1,8 milhões de utilizadores

Só em Portugal. Esta é a quarta rede social mais utilizada pelos portugueses e no total são já mais de 19.000 empresas inscritas.

Esta plataforma tem um intuito muito simples: aproximar profissionais e empresas. O LinkedIn é já conhecido como uma ótima ferramenta de procura de emprego. Mas, para isso, é preciso ter um perfil otimizado. Ou, como a plataforma chama, um perfil campeão.

Tem dúvidas em relação a como o conseguir? Não, se preocupe, a euDigital vai ajudar:

  • Perfil Atualizado

É importante manter o seu perfil do LinkedIn atualizado. Encare esta página como um currículo online. Aqui pode expor toda a informação sobre si.

É essencial que discrimine a sua formação académica e experiência profissional. Para além disso, deve seguir empresas relevantes para a sua área de trabalho, que vão aparecer no separador “Interesses”.

  • Foto de perfil adequada

Não, isto não quer dizer que a sua foto tenha obrigatoriamente de ser formal e super profissional. Tudo depende da sua área profissional.

Se trabalha na área de design, por exemplo, tem uma maior liberdade para incluir uma fotografia mais criativa e irreverente.

  • Tenha um resumo sobre si

Logo no topo do perfil aparece um espaço dedicado ao resumo. Nós sabemos que é muitas vezes complicados escrever sobre nós mesmos, mas é essencial que tire partido deste campo para fazer uma pequena apresentação sobre si.

  • Informações organizadas e bem expostas

A organização é essencial num perfil do LinkedIn. Perca algum tempo a olhar para a sua página e perceba se todas as informações necessárias estão lá e, mais importante, se estão no local certo.

  • Interagir com a comunidade

O principal objetivo do LinkedIn é que os utilizadores criem uma boa rede de contactos. Para isso, deve começar por adicionar conexões com quem já se relacionou, quer a nível laboral, quer académico.

Para além disso, a troca de recomendações e competências é uma forma de tornar o seu perfil no LinkedIn mais completo.

  • Participar em grupos do LinkedIn

Os grupos do LinkedIn são uma excelente forma de conseguir aprender mais e relacionar-se com pessoas da sua área de trabalho. Junte-se a alguns e interaja com as diversas publicações. Dê opiniões e partilhe conhecimento!

  • Partilhar conteúdo relevante

Este é um dos pontos em que muitos utilizadores falham. O LinkedIn é uma rede profissional e, por isso mesmo, o conteúdo partilhado deve ter um cariz profissional. O ideal é que partilhe notícias e artigos da área na qual se enquadra.

  • Crie conteúdo

Ter um perfil com base em partilhas não é saudável. Para mostrar aos possíveis empregadores o seu valor é essencial que partilhe conteúdo original. O LinkedIn permite a criação de artigos, os quais podem ser partilhados e comentados por outros utilizadores.

Dê asas à imaginação e criatividade e escreva alguns artigos sobre a sua área de trabalho.

Com estas dicas é mais fácil criar um perfil de LinkedIn que se destaque. Aposte nesta rede social como uma forma de se tornar um profissional mais credível aos olhos das empresas e quem sabe, encontrar o seu próximo emprego.