10 erros de Marketing Digital que deves evitar

10 erros de Marketing Digital que deves evitar | euDigital - Agência de Marketing Digital

O teu plano de marketing não está a resultar? Provavelmente estás a fazer algo de errado. É hora de conheceres alguns dos maiores erros de Marketing Digital!

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Se tens uma empresa, produto ou serviço que estás a tentar promover, um conhecimento apurado das diversas estratégias do marketing digital pode ser crucial para o sucesso do mesmo. Existem, contudo, uma série de erros que tendem a ser cometidos dentro desta área, quer por iniciantes quer por grandes empresas já estabelecidas.

Para garantires que o teu produto alcança uma grande audiência, há uma série de fatores que nunca deves ignorar. Neste artigo vamos dar a conhecer dez falhas frequentes. Presta atenção.

1 - Falta de planeamento

Falta de planeamento no Marketing Digital | euDigital - Agência de Marketing Digital

Um dos maiores erros que podem ser cometidos neste departamento é não traçar um plano de marketing previamente. Se queres atingir o sucesso, precisas de um plano. Mas como é que eu traço um plano?, perguntas tu.

Para começar, deves estabelecer objetivos. O que é que pretendes conseguir? Qual é o público-alvo que queres atingir? E, mais importante, como é que o vais fazer?

Tenta assegurar-te de que as tuas respostas a estas perguntas são concretizáveis. E não te fiques por apontá-las no papel (Ou no computador. Ou no telemóvel. Ou sei lá. Algum meio digital. Provavelmente não vais usar papel, quem é que usa papel?). Torna essas respostas numa parte integral de um processo contínuo, analisa os resultados, modifica o teu plano sempre que for necessário. E, acima de tudo, lembra-te de usar o que aprenderes em futuras campanhas. A informação obtida ser-te-á sempre útil no futuro.

2 - Não conhecer a tua audiência

Falta de conhecimento da tua audiência no Marketing Digital | euDigital - Agência de Marketing Digital

Este é provavelmente um dos erros mais graves que podes cometer. Tens um produto, tens um plano, sabes o que queres obter e que ferramentas utilizar, mas não tens uma audiência definida. A quem é que estás a tentar apelar? A resposta não pode ser “toda a gente”. Ou “toda a gente com um computador”. Ou “toda a gente com acesso à internet”. Tentar alcançar um público geral não te vai levar a lado nenhum. Precisas daquilo a que se chama uma Persona de Marketing.

É muito importante que realmente conheças a tua audiência. Podes começar por delimitá-la com fatores simples como idade, género e áreas de interesse. Mas é possível ires ainda mais além. Procura saber quem estas pessoas são, o que gostam de fazer, a que comunidades pertencem, que tipo de situações viveram, quais são os seus medos e preocupações. Quanto melhor conheceres o teu público, mais facilidade terás em chamar a sua atenção com palavras e imagens que realmente lhe dizem algo.

Dito isto, contudo, há uma coisa importantíssima que deve ser tida em conta: nunca assumas coisas sobre a tua demografia. É fácil basearmo-nos em estereótipos comuns para delinear a audiência de um produto. Por exemplo, não é difícil deduzir que a maioria dos clientes interessados em equipamento de desporto são homens. Mas as estatísticas provam que esse não é bem o caso. Não definas a tua Persona com base em assumpções, ou estarás a perder potenciais clientes.

3 - Ignorar a importância de um site

A importância de um website para a tua estratégia de Marketing Digital | euDigital - Agência de Marketing Digital

Focar-se demasiado em anúncios ou posts em redes sociais e ignorar por completo o website é um pecado comum de muitas empresas. Chamar a atenção de potenciais clientes é, obviamente, uma parte crucial do processo de marketing; mas conseguir retê-los e realmente convertê-los em compradores é uma conquista que em tudo depende do site.

O site é o ambiente onde todas as decisões são tomadas e, por isso, não deves jamais subestimar a sua importância. É nele que o cliente deve encontrar toda a informação de que necessita, e por essa mesma razão é importante que o compreendas como o teu meio de trabalho principal. Investe em tornar o teu site num espaço completo e convidativo, onde o teu cliente possa ver as suas dúvidas esclarecidas a fim de tomar a mais importante decisão: comprar ou não comprar.

Se tiveres sucesso e conseguires conquistar a confiança do teu cliente, as chances do seu retorno aumentam, e prontamente este tornar-se-á um visitante assíduo do teu site.

4 - Mau Layout

Mau layout de website - Erros de Marketing Digital | euDigital - Agência de Marketing Digital

Como referimos no tópico anterior, ter um website completo com a informação necessária é importante. Mas talvez ainda mais importante do que a informação é a forma como a organizas e apresentas.

Todos nós já passámos pela terrível experiência que é navegar por um website horrendo, com cores que magoam os olhos, e a informação espalhada por todos os cantos, isenta de hierarquia, de uma forma que torna encontrar aquilo que procuramos um completo pesadelo. Ou talvez tu nunca tenhas passado por isso, em cujo caso és uma pessoa de sorte. Isso ou não tens muita experiência na internet. De qualquer forma é fácil entender o que acontece na maioria destas situações: fechamos a página e nunca mais lá voltamos.

Ora, a última coisa que tu queres é afugentar um potencial cliente, e por essa mesma razão é extremamente importante investires no design do teu site. Opta por cores claras e harmoniosas, que permitam uma fácil leitura. Toma atenção ao tratamento das imagens, às suas dimensões e posicionamento, cuida da formatação do texto e certifica-te de que existe uma coerência estética entre todos os elementos.

Outras considerações

A aparência, contudo, não é tudo o que importa. Deves assegurar-te de que o teu layout permite uma fácil navegação, e não irá dificultar o usuário na sua busca por informações. O conteúdo deve estar bem organizado, seguindo uma hierarquia lógica e intuitiva. Opções de pesquisa e filtragem de resultados bem evidenciadas auxiliarão também o visitante na sua demanda.

Um outro elemento importante a ter em conta é a velocidade de carregamento. O conteúdo do teu site deve ser otimizado de forma a facilitar o carregamento das páginas, e deves ter o cuidado de escolher um servidor que seja eficiente e veloz. Se tal não for o caso, considera trocar de serviço.

Potenciais clientes irão quase certamente abandonar o site se não conseguirem encontrar a informação que procuram ou esta demorar demasiado tempo a aparecer. É um erro fatal que não deves cometer.

5 - Ignorar usuários móveis

Importância do mobile first no Marketing Digital | euDigital - Agência de Marketing Digital

Imagina o seguinte: estás a andar pela rua, ou a passar os olhos pelas revistas numa sala de espera, ou a ver televisão no sofá da tua própria sala de estar, quando te deparas com uma publicidade que te desperta curiosidade. Qual o primeiro dispositivo a que pensas recorrer para pesquisar o produto publicitado? Se tiveres pensado num telemóvel (ou tablet), a tua resposta está certa. (Caso contrário, está errada, e tu não estás a viver na era correta.)

O facto é que, nos tempos que correm, as pessoas usam o telemóvel para tudo. E o teu conteúdo deve estar apto a ser explorado neste tipo de plataforma. Certifica-te de que o teu website se encontra otimizado para dispositivos móveis. Se os teus clientes se depararem com o teu produto e não forem capazes de rapidamente encontrar informações através dos seus smartphones, há uma boa chance de não voltarem a tentar.

E, caso se adeque ao teu tipo de serviço, pode até ser uma boa ideia investir numa aplicação. Os usuários móveis passam a maior parte do seu tempo a utilizar apps, e oferecer esta opção pode ser uma chance de atrair novos clientes.

Independentemente do que optes por fazer, não ignores usuários em plataformas móveis. Ao cometer este erro podes estar a sacrificar muitos potenciais compradores.

6 - Não investir nas redes sociais

Importância das Redes Sociais no Marketing Digital | euDigital - Agência de Marketing Digital

Com a prevalência que as redes sociais têm nas nossas vidas, hoje em dia, não se servir delas para o marketing digital é um dos maiores erros que uma empresa pode cometer.

Quase toda a gente as utiliza, e são um método simples e eficaz de atrair clientes e interagir com os mesmos. Além disso, é um meio extremamente económico. Criar uma página numa rede social, como o Facebook, Twitter ou Instagram, é completamente gratuito. É claro que terás que gastar dinheiro se quiseres publicar anúncios ou pagar a alguém para fazer a gestão das tuas páginas (podemos sugerir a euDigital?), mas não deixa de ser um método mais barato que muitas das táticas de marketing tradicionais.

E, além do mais, a maioria das pessoas tem por hábito procurar por páginas de serviços nestas redes. Assume-se que todas as empresas têm uma página no Facebook, e se a tua for uma exceção a esta regra, acredita que não dará nas vistas. Apenas passará despercebida.

Cria proximidade com os clientes

As redes sociais ajudam a criar uma noção de proximidade com os clientes. São, afinal de contas, um espaço que permite às pessoas expressar a sua opinião, deixar críticas, elogios, ou expressar o seu desagrado; esta proximidade cria um apego emocional que pode ser crucial para garantir o regresso de um cliente.

Então, certifica-te de que a tua empresa está presente (e ativa!) nas redes sociais. Seleciona as redes que mais fazem sentido para o serviço que estás a promover, publica conteúdo cativante, e usa uma linguagem que se adeque não só à tua clientela, como à plataforma em que estás a publicar. Tenta publicar pelo menos uma vez por semana, para que os teus clientes saibam que a empresa se encontra viva e atualizada.

7 - Falta de interação

Relação cliente-empresa nas estratégias de Marketing Digital | euDigital - Agência de Marketing Digital

Ainda agora mencionámos a importância de estar presente nas redes sociais, mas não é só a presença que importa. A tua capacidade de interagir com os clientes é um fator vital para ganhar a sua confiança.

As redes sociais existem como um espaço que permite o diálogo e partilha de ideias entre usuários. Como tal, a tua presença nas mesmas deve sempre basear-se em procurar oportunidades de dialogar com a tua audiência.

Não te limites a apresentar o teu serviço, encoraja as pessoas a partilhar a sua opinião. Coloca questões aos teus clientes e, mais importantemente, responde às questões que eles colocarem. Nunca deixes mensagens por responder (sim, mesmo aquelas desagradáveis que dão vontade de direcionar o remetente a locais menos adequados), trata as pessoas com simpatia e sê profissional. Cada interação é uma potencial venda, e interações positivas levarão as pessoas a recomendar o teu serviço aos seus amigos.

Plataformas adicionais

Dito isto, não limites a interação às redes sociais. Todos os espaços online onde estiveres presente são uma oportunidade de dialogar com os clientes. Disponibiliza um espaço de críticas e comentários no teu site, publica blogs onde os teus visitantes possam comentar e trocar opiniões, e não te esqueças dos e-mails. Responde a todos os e-mails de clientes e mantém-nos atualizados com uma newsletter.

Resumidamente, deixa que as pessoas te ouçam e mostra-lhes que também são ouvidas. Afinal, os clientes adoram que lhes dêem ouvidos.

8 - Falta de conteúdo relevante

Criação de conteúdo relevante na tua estratégia de Marketing Digital | euDigital - Agência de Marketing Digital

Talvez estejas a fazer tudo o que aconselhámos até agora, incluindo ter uma página muito ativa nas redes sociais. Mas o problema é que não consegues obter interação com os teus clientes. É provável que a causa desse problema seja conteúdo irrelevante. Isto pode ser um erro gravíssimo na tua estratégia de marketing digital.

Ninguém gosta de ser bombardeado com uma série de posts repetitivos, com a mesma descrição articulada de mil e uma maneiras diferentes. As pessoas querem ver conteúdo que lhes interesse, que tenha utilidade ou com o qual se identifiquem. Não precisas de lembrar constantemente os clientes do quão incrível é o serviço que ofereces, isso torna-se cansativo e pode mesmo ser irritante.

Começa por investir em mais variedade. Se tudo o que partilhas consiste em texto e imagens das mesmas coisas, inova! Experimenta partilhar artigos, produzir vídeos, inquéritos, votações… explora as várias possibilidades. E, seguidamente, varia os teus assuntos. Fala de vários temas ligados ao que a tua empresa faz, e até mesmo alguns temas que em nada se relacionam com a mesma, mas que podem ser relevantes para a tua audiência, captando a atenção dos teus seguidores e conquistando interações. Acima de tudo, sê original!

Esta dica aplica-se também a e-mails e posts de blog. Independentemente da plataforma, a relevância é chave. Lembra-te sempre, no entanto, de qual é o foco do teu serviço, e não deixes que a procura por originalidade te faça viajar para áreas que em nada interessam aos teus clientes.

9 - Foco em aquisição em vez de retenção

Aquisição e retenção de Clientes com Marketing Digital | euDigital - Agência de Marketing Digital

Exatamente o que o título diz. Utilizar o marketing para expandir a tua clientela é, obviamente, muito importante. Mas se não te focares também em reter os clientes que já tens estarás a cometer um enorme erro.

Assim que obténs um cliente, deves esforçar-te por mantê-lo. Queres que ele se torne um cliente para a vida. Porquê? Bem, as chances de conseguires vender o teu produto a um cliente já existente são mais elevadas, e é mais dispendioso conseguir um novo cliente do que manter aqueles que já existem. Além disso, clientes regulares tendem a comprar com mais frequência e gastar mais dinheiro em cada transação. Afinal, estamos sempre mais à vontade com a ideia de investir num serviço que já utilizámos e no qual temos confiança.

Ora portanto, não ignores nem subestimes os clientes que tens, dá o devido valor àquilo que já conquistaste. É uma dica simples mas de extrema importância.

10 - Não investir em mecanismos de busca (SEO)

SEO: Como otimizar o teu website para seres encontrado por clientes | euDigital - Agência de Marketing Digital

Aqui está mais um erro de marketing digital que pode ser fatal para o teu negócio. Se possuis um serviço online, queres que as pessoas o encontrem. Facilmente, de preferência. É por isso que deves otimizar o teu site de forma a aumentar a sua visibilidade.

Esta otimização deve ser feita logo desde o início da estruturação do website, e tida em conta ao longo de todo o processo. Para conseguires melhorar o teu SEO deves ser capaz de selecionar as palavras-chave corretas e distribuí-las estrategicamente pelas várias componentes do teu site. Se o teu site inclui um blog, tens mais uma oportunidade para dar nas vistas. Certifica-te de que incluis as tuas palavras-chave principais no título, descrição, URL, e distribuídas de forma natural pelo texto do teu post. Imagens e conteúdo interativo também são uma grande ajuda.

Aquando de escolheres as tuas palavras-chave, procura sempre utilizar descrições específicas ao invés de termos gerais. Quando pesquisas “casaco” no Google os resultados apresentados são imensos. Isto significa que uma palavra-chave como “casaco” não fará o teu site aparecer entre os primeiros resultados. Uma descrição específica, no entanto, como “casaco de malha vermelho”, terá mais chances de mostrar o teu site no topo sempre que alguém pesquisar por esse item em particular.

Podes ainda aumentar o tráfego dentro do teu próprio site incluindo links, no texto dos teus posts, para outros assuntos semelhantes que tenhas abordado. Serve-te desta estratégia para manter os visitantes no site durante mais tempo, fazendo-os viajar de conteúdo em conteúdo.

Concluindo...

E, com isto, já chegámos aos dez. Mas não queremos com isto dizer que seja tudo. As estratégias de Marketing Digital são imensas e há muitos mais erros que podes cometer, mas por enquanto ficamo-nos por aqui.

Esperamos que tenhas aprendido alguma coisa (mas se não aprendeste não te vamos julgar). Toma atenção no futuro para não cometeres estas falhas e com isso garantires o sucesso da tua empresa. Até à próxima!

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