
Ter uma boa presença online é uma parte essencial para o sucesso de qualquer empresa. Quer saber como conseguir isto? É muito simples: com uma estratégia de marketing digital bem delineada!
Claro que a melhor opção é recorrer a uma agência de marketing digital. Mas, caso não esteja preparado para fazer este investimento, pode optar por criar a estratégia de marketing digital da sua empresa. Nós estamos cá para ajudar!
Mas, primeiro, vamos ver algumas estatísticas:
Criar uma estratégia de marketing digital para pequenas e médias empresas pode ser muito simples. Afinal, alcançar o sucesso no mundo online não é nenhum bicho de sete cabeças.
Siga estes nove passos e crie uma estratégia de marketing digital de sucesso:
Defina a sua audiência
Este é o primeiro passo essencial para qualquer empresa. Conhecer a audiência e o público-alvo vai permitir e ajudar a definir as estratégias certas para, em primeiro lugar, os alcançar e, depois, convencê-los a comprar os seus produtos ou serviços.

Defina os seus objetivos
Este é um dos erros que as pequenas e médias empresas cometem. É importante que, para qualquer ação, sejam definidos objetivos. Só assim é possível avaliar o sucesso de uma estratégia. Mas atenção, mantenha os pés bem assentes no chão! Afinal, não existem milagres 🙂

Estude a concorrência
Por muito conhecimento que tenha sobre a sua área de negócio, as coisas no mundo online tendem a ser diferentes. Por isso mesmo, estudar as ações das empresas concorrentes é uma ótima forma de perceber o que pode resultar e, acima de tudo, como se pode diferenciar.

Encontre as palavras-chave
Já ouviu falar de keywords? Pois é, encontrar os termos pelos quais a sua audiência pesquisa é outro passo que não pode deixar de fora da sua estratégia de marketing digital. Assim, vai garantir que a sua mensagem chega às pessoas certas!

Crie Conteúdo
Se quer conquistar o Google é essencial que produza conteúdo. Ao utilizar as palavras-chave ou keywords que falamos no tópico acima em artigos ou no conteúdo do website vai conseguir alcançar uma melhor posição nas pesquisas orgânicas.
Leia também: Os Princípios Básicos do Marketing de Conteúdo

Marque presença nas redes sociais
Falar sobre a importância das redes sociais seria repetir os inúmeros artigos que já leu sobre este tema. Mas sabia que as estas plataformas podem ajudá-lo a passar a mensagem da sua marca, promover os seus produtos e serviços e até mesmo a conquistar novos clientes. De que está à espera?
Leia também: 5 Regras para o Sucesso nas Redes Sociais

Envie campanhas de email marketing
O envio de newsletters é uma das melhores formas de enviar novidades aos seus clientes. Em apenas alguns minutos é possível criar um email apelativo e enviá-lo para a sua lista de contactos. Não podia ser mais simples! Quer saber mais sobre isto?
Leia também: Como Criar uma Campanha de Email Marketing Eficaz

Aposte na publicidade online
As campanhas de AdWords são outro aspeto essencial que não pode deixar de fora da sua estratégia de marketing digital. Apesar de representarem um investimento que muitas empresas não estão dispostas a fazer, as campanhas AdWords geram resultados eficazes e têm uma ótima relação custo/benefício, graças ao método pay per click.
Leia também: Vantagens das Campanhas Adwords para Empresas

Analise os resultados
Nenhuma estratégia está concluída se não se fizer uma avaliação dos resultados. E não podia ser mais fácil fazê-lo!
Existem inúmeras ferramentas à sua disposição. O Google Analytics, por exemplo, é a escolha ideal – e super intuitiva – para ver os resultados do website da sua empresa. Já no que toca às campanhas AdWords e às redes sociais, estas ferramentas disponibilizam os resultados aos utilizadores.

Criar uma estratégia de marketing digital é bastante simples. No entanto, isto envolve uma série de passos que muitas empresas não têm capacidade de dar.
É para isso que existe a euDigital. A nossa agência de marketing digital tem como objetivo ajudar as empresas a chegar mais longe através das ferramentas online.
Quer saber mais sobre este assunto ou começar a impulsionar o seu negócio?