9 Passos para Criar um Website de Sucesso

9 passos para criar um website de sucesso.
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Hoje em dia, é essencial que as empresas tenham uma presença online. A criação de um website é um dos aspetos mais importantes para construir essa presença no mundo digital. No entanto, às vezes as pequenas e médias empresas falham na hora de construir um website de sucesso.

A criação de uma página online implica a tomada de várias decisões. Só com um plano bem definido e delineado é possível criar um website que realmente fale pela empresa. A euDigital definiu alguns dos passos básicos que não podem faltar para a criação de um website de sucesso.

1. Estudo de mercado

O primeiro passo no mundo dos negócios passa sempre por um estudo de mercado. Este vai permitir que perceba como é que a concorrência lida com as diferentes situações. Para a criação de um website não é diferente.

Antes de tomar qualquer decisão é importante visitar os websites das principais empresas da área de negócio. Assim, vai conseguir perceber quais são as estratégias que quer usar no seu website e quais é que quer melhorar. Marcar a diferença é sempre importante!

2. A importância do webdesign

Depois de uma análise completa e do plano delineado para aquilo que quer que o website tenha, é hora de passar à ação. Como vai perceber, estes vários pontos estão ligados e dependem, muitas vezes, uns dos outros. E o design de um website é essencial para criar uma boa experiência ao utilizador.

9 Passos para Criar um Website de Sucesso

Na hora de escolher a aparência e layout de um site, é necessário perceber se este é intuitivo. O utilizador vai conseguir encontrar todas as informações de forma fácil? Este é um dos aspetos mais importantes. Quando um utilizador abre um website e não consegue encontrar o que procura – como por exemplo, os contactos – o mais provável é que ele saia da página.

Para além disso, é essencial que todos os elementos combinem na perfeição. Só assim é possível cativar potenciais clientes e fazê-los passar mais tempo a descobrir o que uma empresa pode oferecer.

3. Um Website de sucesso responsivo

Este é um dos pontos em que muitas empresas falham. Não é preciso estar dentro do mundo do marketing digital para perceber que as pessoas usam, cada vez mais, dispositivos móveis para aceder à internet.

Por isso mesmo, é absolutamente essencial para criar um website de sucesso que este tenha um design responsivo. Isto quer dizer que todas as páginas podem ser vistas em diferentes dispositivos sem que dificulte a navegação. No entanto, isto não significa que o design se mantenha inalterado, pelo contrário. Com um design responsivo, um website vai adaptar-se à melhor forma de visualização para um smartphone ou tablet, por exemplo.

4. Uma boa experiência de utilização

Todos os aspetos acima referidos tem como objetivo a criação de uma boa experiência de utilização para os visitantes. Este deve ser o objetivo principal para criar um website de sucesso.

Os potenciais clientes devem encontrar um website com uma navegação fácil e adequada, boa arquitetura de informação e bons conteúdos. Caso contrário, os visitantes não ficarão satisfeitos e não vão converter-se em clientes.

5. Um website de sucesso precisa de conteúdo

Para quem conhece o mundo do marketing digital, a expressão “o conteúdo é rei” não vai ser novidade. Pois é, é muito difícil ter uma boa estratégia de marketing digital sem um bom conteúdo.

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem pensada e trabalhada faz parte da criação de um website de sucesso. Já não é suficiente ter apenas um website online. É o conteúdo que vai direcionar os clientes à compra. E, tão ou mais importante, é isto que vai permitir uma boa posição nos motores de pesquisa.

9 Passos para Criar um Website de Sucesso

6. SEO trabalhado

O SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Pesquisa – é uma parte essencial de um website de sucesso. No entanto, um bom SEO exige trabalho. Neste momento, é preciso muito mais do que uma boa dose das keywords certas.

Hoje em dia, um SEO inteligente depende de vários fatores. Claro que as keywords são essenciais, mas para conquistar os primeiros lugares do Google é preciso mais do que isso. A rapidez de carregamento das páginas, a arquitetura de informação do website, o design responsivo e conteúdos de qualidade e atualizados são outros fatores que tem de trabalhar.

7. Análise Web

Uma das principais vantagens de uma estratégia de marketing digital é a facilidade de medição dos resultados. Existem plataformas e aplicações que permitem que saiba todas as informações ao minuto. O número de visitas do website é só uma pequena parte das muitas informações que vai conseguir ter.

No entanto, existem muitas empresas que ainda não se preocupam em medir os resultados. E esta é uma das partes essenciais de uma estratégia de marketing digital. Só assim é possível perceber se as ações online estão a trazer resultados ou se é preciso alterar o plano. O Google Analytics é uma das ferramentas que pode usar para medir os resultados de um website. Aqui, é possível perceber quais são as páginas mais visitadas, o tempo que os visitantes passam em cada uma e as keywords pelas quais a marca é encontrada, por exemplo.

8. Mensagem clara

Um website de sucesso não pode ser apenas uma montra. Este é uma parte fundamental da estratégia de marketing digital. O principal objetivo de um website deve ser atrair clientes e impulsionar o desejo de compra.

No entanto, para conseguir cumprir estes objetivos, é necessário que o website tenha uma mensagem clara. É importante perceber que o design não mete de lado a imagem. Pelo contrário, o design deve ser criado de forma a realçar a mensagem da empresa.

9. Integração com as redes sociais

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As redes sociais fazem parte do mundo atual. E, por isso mesmo, é impossível deixá-las de fora de uma boa estratégia de marketing digital. E num website de sucesso as redes sociais aparecem integradas de diversas formas.

Em primeiro lugar, é importante que os visitantes consigam encontrar botões de acesso para visitarem a página do Facebook, do LinkedIn e das restantes redes sociais da empresa. Para além disso, também devem existir botões call to action. Estes têm como objetivo que a página em questão seja partilhada em diferentes redes sociais.

Estes são os nove aspetos básicos que deve ter em conta para a criação de um website de sucesso. A combinação destes fatores vai fazer com que os seus clientes e visitantes tenham uma boa experiência de navegação e conseguir conquistar o Google. Mas, o melhor é deixar estas complicações nas mãos de profissionais da área. 

Nós vamos criar o seu website e impulsionar o seu negócio.