Estratégia de SEO: Tudo o que precisas de saber

Estratégia de SEO: Como chegar ao topo das pesquisas orgânicas
Facebook 0
Google+ 0
Twitter
LinkedIn 0

Conheces o conceito de SEO? Não? Talvez? Sim, mas sem certezas absolutas? Qualquer que seja a tua resposta a esta pergunta, o melhor é continuares a ler!

Vamos começar pelo início e por aquilo que parece gerar maior confusão.

Afinal como se lê SEO?

Não é cio. Não é céu. Não é si-i-ou. É mesmo ésse-i-ou!

Pronto, agora vamos passar ao que realmente interessa!

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization. Trocado por miúdos, é a otimização para os motores de busca.

Vamos pensar: quando queres saber mais sobre um assunto ou encontrar um profissional na tua área, qual é a primeira coisa que fazes?

Pesquisar no Google ou noutro motor de busca, certo?

Tal como tu, este é o primeiro passo da grande maioria das pessoas!

Então, o objetivo das empresas é que o website apareça na primeira página das pesquisas orgânicas.

E agora é a hora da questão para um milhão de euros: como é que fazemos isso?

Pode parecer difícil de entender, mas na verdade é muito simples. Aquilo que a tua empresa precisa de fazer é otimizar o website com uma estratégia de SEO!

A maioria das pessoas pergunta: Como? Com conteúdo? Links? Design?

A resposta é: sim, sim e sim!

SEO envolve toda a estrutura do website.

Conquistar o Mr. Google não é assim tão fácil! Este motor de busca tem um algoritmo com um infindável número de variantes que vai analisar ao pormenor todos os detalhes do teu website.

É por isto que muitas empresas recorrem a uma agência de marketing digital na hora de criar uma estratégia de SEO.

Vamos por passos!

  • Estratégia de SEO: Design

Sim, o design de um website também influencia a posição nos motores de busca. E não estamos a falar de ser um site bonito, mas sim da sua funcionalidade.

Websites rápidos - que não demorem demasiado tempo a carregar - e responsivos - adaptados aos dispositivos móveis - têm mais probabilidade de conseguir conquistar a primeira página nas pesquisas orgânicas.

euDigital a agência de marketing digital que precisa - Desenvolvimento Web

Por outro lado, websites que não são responsivos e que sejam demasiado lentos são prejudicados pelo Google. Estes têm uma probabilidade menor de serem apresentados nas primeiras páginas das pesquisas orgânicas.

  • Estratégia de SEO: O Conteúdo continua a ser Rei!

O conteúdo continua a ser uma das melhores formas de conquistar o Google. Este motor de busca adora conteúdo original e novo e, obviamente, vai beneficiar websites que o produzam frequentemente.

Uma das melhores formas de conseguires destacar-te neste parâmetro é com um blog. Um blog da empresa vai permitir que cries e publiques informação com frequência. Isto vai ajudar-te a conquistar não só o Google, mas também a confiança dos clientes!

Mas atenção, não basta ter um blog e ir publicando artigos! É preciso teres em conta alguns aspetos:

. Keywords

As keywords são absolutamente essenciais para a otimização SEO! Estas palavras-chave vão indicar aos motores de busca qual é o tema da página. As keywords são as expressões pelas quais estás a lutar para aparecer. Choose wisely!

euDigital - Agência de Marketing Digital - Campanhas de Google AdWords

. Título SEO

Para além do título do artigo, também tens de ter atenção ao título SEO. Este é o que vai aparecer nas pesquisas orgânicas e deve conseguir captar a atenção do leitor! Existem alguns fatores a ter em conta: ter aproximadamente 55 caracteres e a palavra-chave deve estar à esquerda.

. URL

Os URLs também são um dos fatores analisados pelo Google. Um URL amigável deve conter a keyword principal, ser curto e facilmente percetível. Todas as palavras do endereço devem estar separadas por hífens!

euDigital - Agência de Marketing Digital - Campanhas de Google AdWords

. Meta Description

Embora não tenha uma influência direta no rankeamento das páginas, a meta description é essencial para atrair o leitor. Esta deve explicar, em cerca de 150 caracteres, o conteúdo do artigo e incluir a keyword

. Sub-títulos ou Heading Tags

Os sub-títulos - que vão do H2 ao H6 - ajudam o Google a identificar a hierarquia de informação de um artigo. Para além disso, os heading tags ajudam a otimizar a leitura por parte dos utilizadores.

. Otimização das imagens para SEO

Outro ponto muito importante de uma estratégia de SEO são os links, tanto internos como externos.

  • Estratégia de SEO: Estrutura de Links

Há que ter atenção que o Google não vê imagens. São os elementos de textos do teu artigo que vão ajudar a que os motores de busca a perceberem de que se trata. Para isso, deves sempre guardar as imagens com a keyword separada por hífens e preencher o campo de Alt Text.

Os links internos são as ligações que fazes num artigo para outros conteúdos dentro do teu website. Estes vão indicar ao Google  a relevância das páginas, uma vez que existem para links a apontar para as mesmas. Para além disso, links internos vão criar uma estrutura de navegação para o leitor dentro do site.

Para além disso, também existem os links externos ou link building. Estes links de outros websites a apontar para o teu vão gerar autoridade. Podemos comparar o link building a recomendações que são feitas ao teu website.

Tens de ter em atenção que o Google prejudica os links comprados. Para além disso, é importante que os websites que estão a linkar para o teu tenham autoridade.

Agora que já entendeste o que é o SEO e como podes otimizar o teu website, é hora de pôr a teoria em prática!

Parece-te demasiado complicado e demorado?

Deixa esta tarefa para uma agência de marketing digital e profissional de SEO, como nós!