O Guia Completo de Instagram para Empresas

O Guia Completo de Instagram para Empresas
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O Instagram já se tornou numa das maiores redes sociais do mundo! Atualmente com mais de 700 milhões de utilizadores - e mais de oito milhões de empresas - o crescimento desta rede social ultrapassa o do Facebook.

 

O número crescente de utilizadores é uma das razões pelas quais as empresas apostam cada vez mais nesta plataforma.

 

O Instagram é a rede social ideal para empresas B2C, ou seja, que se destinem ao consumidor final. É o caso da tua empresa? Então continua a ler este artigo e percebe como podes começar a usar esta rede a favor do teu negócio!

 

Mas, antes de te explicarmos tudo o que precisas de saber para ter sucesso nesta rede social, vamos analisar alguns dados sobre o Instagram!

Alguns dados sobre o Instagram...

Mais de 700 milhões de utilizadores

Mais de 8 milhões de empresas presentes

1 milhão de empresas a anunciar mensalmente

%
dos utilizadores têm mais de 35 anos
%
seguem marcas e empresas
%
são do sexo feminino

Instagram para empresas: as vantagens

Estes dados são por si só uma das grandes vantagens do Instagram para empresas. No entanto, existem muitas mais que deves ponderar.

√ Utilização muito simples

É muito fácil aprender a lidar com o Instagram. Esta rede social tem uma utilização extremamente intuitiva. Depois de teres a aplicação consegues ter acesso a todas as ferramentas de forma rápida e simples!

√ Grande engajamento

Estudos recentes mostram que as marcas conseguem mais engajamento e interações no Instagram do que em qualquer outra rede social. Queres uma razão melhor?

√ Imagens em destaque

O Instagram é uma das melhores redes sociais para a promoção de produtos. As imagens e vídeos são os protagonistas desta rede social e isto ajuda a que se torne mais fácil para as empresas promover produtos.

√ Baixo custo

Para além de ser uma rede social gratuita, o Instagram é uma excelente forma de promover os produtos da tua empresa de forma gratuita. Para além disso podes promover o teu perfil ou publicações com um orçamento baixo!

√ Integração com outras redes sociais

Ao criar uma conta de Instagram para a tua empresa podes associar outras redes sociais, como Facebook, Twitter ou Tumblr. Isto permite que partilhes conteúdo em várias redes com um único clique!

√ Estatísticas à distância de um clique

Outra das vantagens do Instagram para empresas são as estatísticas. A aplicação disponibiliza informação sobre número de seguidores, publicações, impressões, alcance e muito mais. Não precisas de recorrer a outras ferramentas para perceber o desempenho da tua marca nesta rede.

O Guia Completo de Instagram para Empresas

Instagram para empresas: como criar uma conta

É muito simples criar conta no Instagram para empresas!

 

O primeiro passo é fazer download da aplicação gratuita. Esta está disponível na Apple Store e Google Play.

 

Depois de instalada a app, é preciso inscreveres-te na rede social. Escolhe o email e uma password segura.

 

Logo que fazes o log in vai aparecer alguns dados que precisas de preencher para criar o teu perfil. Eis o que precisas de saber para este passo:

√ Escolhe o nome de utilizador e cria uma biografia da marca

O nome de utilizador da tua empresa deve ser o mesmo que utilizas noutras redes sociais. Quanto mais simples, melhor!

 

Para além disto, no teu perfil também vai aparecer o website e uma pequena biografia da marca. Deves usar este espaço para explicar em que consiste o teu negócio - de forma simples, claro!

√ Escolhe a foto de perfil

É aconselhável que a foto de perfil seja o logotipo da tua empresa. Esta é uma forma das pessoas reconhecerem a tua marca.

 

A imagem vai ser cortada em círculo, por isso deves ter em atenção em escolher uma imagem que fique bem neste formato.

 

O teu logo vai ser apresentado com 110 pixels de diâmetro na aplicação mobile, no entanto deves escolher uma imagem com maior resolução para ficar bem também quando se acede através do computador.

√ Preenche as tuas informações de contacto

Para além das informações já preenchidas, também é importante indicares os contactos da tua empresa. No perfil de Instagram para empresas aparece a opção de ligar, enviar email ou obter indicações para a tua empresa. Por isso mesmo, deves preencher o campo do número de telefone, email e morada. 

√ Começa a seguir utilizadores

É hora de começar a seguir pessoas! Procura influencers e pessoas relevantes para a tua área de negócio. Também deves seguir os teus clientes, parceiros e outras pessoas que se relacionem com a tua marca.

√ Integra as restantes redes sociais da tua empresa

O último passo para um perfil de Instagram para empresas completo é adicionar as restantes redes sociais em que estão presentes. O Instagram dá-te oportunidade de integrar o teu perfil com a página no Facebook e Twitter, por exemplo.

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Instagram para empresas: boas práticas

Como em qualquer rede social, no Instagram existem boas práticas que deves ter em conta. Ao cumprires estes requisitos vais conseguir aumentar a audiência da tua empresa, ter um maior alcance e gerar mais interações. Vamos a isso!

√ Define os teus objetivos

Como em qualquer ponto de uma estratégia de marketing digital, é importante que definas objetivos para a presença da tua empresa no Instagram. Aqui tens alguns exemplos:

 

  • Aumentar as vendas
  • Aumentar as visitas ao teu website
  • Aumentar a audiência
  • Atrair novos clientes
  • Estabelecer parcerias com influencers

√ Pesquisa as melhores hashtags

Ao contrário do que acontece no Facebook, as hashtags são muito importantes no Instagram. Por isso mesmo, antes de começares a publicar deves fazer uma pesquisa sobre as hashtags mais utilizadas e que interessam à tua marca.

 

Podes analisar as utilizadas pelos concorrentes, por influencers e até por outras pessoas. Depois de criada a lista basta escolher quais é que se adequam a cada publicação.

√ Define a tua estratégia de comunicação

Apesar de ser uma rede social mais informal, é essencial que cries uma estratégia de comunicação para a tua empresa. Eis alguns pontos que deves ter em conta:

 

  • Com que regularidade e quando vais publicar
  • Temas do conteúdo
  • Guias de estilo das imagens
  • Como interagir com outros utilizadores

√ Define o teu estilo

É importante que cries uma presença consistente no Instagram. Um estudo levado a cabo pelo WebDam mostrou que 60% das marcas com melhor presença no Instagram usam o mesmo filtro em todas as publicações.

 

Tenta manter uma palete de cores concisa e varia apenas entre três a quatro filtros. Isto ajuda a que os utilizadores consigam reconhecer mais facilmente as publicações da tua empresa.

√ Dá uso às Instastories

As Instastories são um dos trunfos do Instagram. Esta funcionalidade já era utilizada no Snapchat, mas ganhou um novo destaque quando foi adotada pelo Instagram. Atualmente são utilizadas por uma média de 250 milhões de utilizadores!

 

Esta ferramenta é uma ótima forma de criar maior proximidade com os clientes e seguidores. Aqui podes apresentar novos produtos, anunciar novidades e até apresentar o dia a dia da tua empresa.

Instagram para empresas: como anunciar

A publicidade nas redes sociais já provou ser eficaz para gerar novos negócios. Os anúncios do Instagram não são exceção!

 

Independentemente de qual seja o objetivo da tua empresa, esta rede social pode ajudar-te a alcançá-lo! O Instagram permite que promovas publicações com imagens, vídeos e até a criação de botões para call-to-action. Para além disso, também podes promover a tua marca nos Instastories.

 

O Instagram permite que escolhas entre dois objetivos: gerar mais visitas ao website ou alcançar pessoas numa certa área. Basta escolheres um destes, o budget e o número de dias da promoção e está pronto!

O Instagram já faz parte de grande parte das estratégias de marketing digital das empresas. Caso o teu negócio se destine ao cliente final, não percas mais tempo e começa a trabalhar esta rede social!

Queres começar a promover a tua empresa no Instagram?

Nós vamos ajudar-te a promover a tua marca nesta rede social e aumentar a tua audiência!