Marketing Digital em 2020: As 8 tendências que não podes perder!

As principais tendências de Marketing Digital para empresas em 2020: Personalização, conteúdo interativo, influencers locais, chats privados, pesquisa de voz, transparência, AI e chatbots e Live Video

Já começaste a planear a tua estratégia de Marketing Digital para o ano de 2020? Neste artigo trazemos-te as principais tendências a ter em conta!

O ano de 2020 está mesmo aí à porta, e é chegada a altura de te preparares para o que esta nova década trará consigo: novas oportunidades, desafios, obstáculos e, como é óbvio, uma série de inovações que irão revolucionar o mundo da tecnologia e redefinir o conceito de Marketing Digital.

Não temos como saber ao certo tudo o que irá mudar ao longo dos loucos anos 20, mas podemos preparar-te para aquelas que serão as principais tendências deste próximo ano! Já se sabe que na euDigital gostamos de estar sempre dentro das novidades, por isso, após uma pesquisa extensiva, reunimos neste artigo as oito grandes tendências de Marketing Digital para 2020. Vem daí!

1 - Personalização

A personalização tem sido um dos grandes focos do marketing digital nos últimos tempos, e isto continuar-se-á a verificar ao longo do próximo ano. Os consumidores de hoje em dia já esperam ver anúncios direcionados aos seus interesses e ignoram aqueles que nada têm a ver consigo. Como tal, é essencial que o teu conteúdo se comece a focar nos interesses individuais do teu público alvo.

Estudos demonstram que 91% dos consumidores são mais propícios a comprar produtos de marcas que lhes apresentem recomendações e ofertas relevantes aos seus interesses. Em contrapartida, 74% dos consumidores afirmam sentir-se frustrados quando o conteúdo que vêem não é adaptado a eles. A visualização contínua de anúncios irrelevantes não só pode levar a que o cliente os ignore, como pode fazer com que este comece a odiar a marca e faça os possíveis por se manter longe dela.

Os consumidores gostam de sentir que são únicos e especiais. Por isso, se não queres perder clientes, é altura de começares a investir a sério na personalização!

2 - Conteúdo interativo

Tendências de Marketing Digital 2020: a importância do conteúdo interativo, vídeos em 360º e anúncios clicáveis

As pessoas estão sempre à procura de novas experiências, coisas diferentes e atrativas. Conteúdos que requeiram interação por parte dos consumidores irão inevitavelmente destacar-se dos restantes e cativar a atenção do teu público, o que os tornará uma excelente aposta para o ano que se segue.

Tipos de conteúdo interativo incluem, por exemplo, vídeos em 360º. Este formato de vídeo possui uma taxa de cliques 8 vezes mais elevada do que um vídeo tradicional, sendo o seu desempenho muito melhor. Outro exemplo, muito utilizado por lojas online, seria um anúncio clicável que exibe o preço de um produto apresentado. Este, ao ser premido, pode conduzir o utilizador a um ecrã com mais informações e a opção de visualizar o produto em questão no site da loja. As possibilidades são imensas.

Além de chamar a atenção e reter o interesse dos utilizadores, o conteúdo interativo tem a particularidade de ser altamente partilhável. Pensa no tipo de coisas giras que as pessoas gostam de partilhar com amigos: o que é que tu partilharias? Uma ideia simples pode chegar longe!

3 - Influenciadores locais

O recurso a celebridades da internet (os chamados influencers) para promover produtos e serviços já não é uma novidade. É um meio que produz ótimos resultados. Em 2020, contudo, o foco começará a ser removido dos grandes nomes com milhões de seguidores e direcionado às pequenas “celebridades locais” com audiências mais específicas.

Que vantagens é que isto traz? Bem, na hora de decidir uma compra, as pessoas tendem a confiar mais nas opiniões de amigos e conhecidos nas redes sociais, indivíduos acessíveis que não se encontram num patamar ridiculamente elevado. Estes influenciadores locais são exatamente o tipo de pessoa próxima e acessível, não extremamente popular, que inspira confiança nos seus seguidores. Se possuis um negócio local (seja em termos geográficos ou de áreas de interesse), 2020 será o ano ideal para procurares uma parceria com influencers centrados na área do teu negócio.

4 - Mensagens privadas

A comunicação por mensagens diretas em redes sociais tem provado ser extremamente eficaz na promoção de negócios. Agora, mais do que nunca, as marcas começam a concentrar a sua atenção nesta funcionalidade como um meio de marketing digital.

As aplicações de mensagens privadas são essencialmente uma versão mais moderna do e-mail. Os usuários verificam as suas mensagens regularmente e passam uma boa parte do seu tempo a conversar através das mesmas, sendo esta uma parte integral da sua rotina diária. Como tal, é muito fácil conseguires a atenção de potenciais clientes através de serviços de chat como o WhatsApp ou as mensagens diretas do Twitter ou Instagram.

Além disso, muitas marcas andam agora a testar a monetização deste tipo de aplicações, e já é possível realizar transferências de dinheiro através de algumas delas. É bem provável que, muito em breve, as compras comecem a ser feitas diretamente através de mensagens privadas. Portanto mantém-te com atenção a esta tendência e começa já a preparar-te para o futuro!

5 - Pesquisa por voz

Tendências de Marketing 2020: Como otimizar um site para pesquisa por voz e recurso a assistentes pessoais

As pesquisas por voz já representam pelo menos 20% de todas as pesquisas e, com a ascensão da popularidade de assistentes pessoais como a Alexa e a Siri, prevê-se que este número suba até 50% em 2020! Se ainda não o fizeste, está na altura de começares a otimizar o teu conteúdo para estas pesquisas.

Uma característica das pesquisas por voz é que estas apresentam apenas alguns resultados ao utilizador, fazendo com que seja muito mais difícil colocares o teu site entre eles, mas também com que consigas muitas mais visitas se o fizeres. Além do mais, pesquisas confirmam que 71% de todos os usuários móveis com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos recorrem aos assistentes de voz para realizar pesquisas. Por essa mesma razão é importante que trabalhes o teu SEO com o intuito de alcançar estas audiências. Não fiques atrás!

6 - Transparência

Com todos os dramas recentes relacionados a casos de fugas de dados de utilizadores, as pessoas começaram a desconfiar mais das empresas no que toca à recolha e utilização desses mesmos dados. A privacidade tornou-se uma grande preocupação, o que leva os consumidores de agora a procurar marcas honestas e transparentes acerca dos dados que recolhem e a forma como os utilizam. Assim sendo, a autenticidade será a chave em 2020.

Empresas que prezam pela transparência vão sempre destacar-se das restantes. Estudos apontam que as empresas com práticas honestas conseguem reter até 94% dos clientes, e como deves saber a retenção é um fator importante em que te deves focar. Como tal, certifica-te de que a tua empresa é completamente transparente em relação à informação que armazena e partilha. Estabelece os valores da tua marca, mostra aos clientes que o teu objetivo não é apenas vender e revela o mais possível acerca da entidade com a qual estão a negociar. Sê um livro aberto, aceita críticas, dá-lhes provas de que podem confiar nos teus serviços, e verás o sucesso do teu negócio a aumentar.

7 - Inteligência Artificial

Já mencionámos anteriormente a importância dos assistentes pessoais quando falámos da pesquisa por voz, mas essa não é a única funcionalidade a ter em conta no próximo ano. A inteligência artificial está a ascender em popularidade e a sua integração em estratégias de marketing é já considerada indispensável. É um recurso que veio para ficar, e está na hora de o começares a aplicar!

A aplicação mais comum da inteligência artificial no marketing digital é na inclusão de chatbots como atendedores de clientes em websites. Há muitas vantagens na utilização destes robôs, nomeadamente a velocidade de atendimento e baixos custos comparativamente a um atendedor humano. Além de serem rápidos e eficientes, os chatbots nunca estão mal dispostos e garantem um contacto agradável com o cliente. Alguns inclusive vêm programados com a sua própria personalidade e sentido de humor!

Para começar a implementar um chatbot no teu serviço, podes optar por investir num programa único adaptado à tua empresa ou recorrer a uma das muitas opções disponíveis no mercado. Faz uma boa escolha e a satisfação do cliente é garantida.

8 - Vídeo em direto

Tendências de Marketing Digital em 2020: como obter mais visualizações e reter mais clientes com transmissões live no Facebook e Instagram

Os conteúdos visuais são sempre uma boa aposta, e no próximo ano o vídeo continuará a estar em alta. O grande destaque para 2020 serão as transmissões em direto nas redes sociais, um recurso que tem demonstrado um enorme sucesso em reter a atenção dos utilizadores.

As estatísticas indicam que as transmissões live no Facebook e Instagram conseguem que os usuários mantenham a atenção durante o triplo do tempo comparativamente aos vídeos editados, além de produzirem seis vezes mais interações. E através dos vídeos em direto, os consumidores conseguem dar uma espreitadela aos bastidores das empresas. Esta é uma ótima forma de aumentares a transparência da tua empresa, cuja importância mencionámos anteriormente.

E não apenas isso, permite-te ainda integrar outras das tendências que já te apresentámos neste post: podes contar com a participação de influencers locais nas tuas transmissões, integrar conteúdos interativos e criar uma experiência personalizada com base nas tuas audiências! É um recurso muito poderoso.

Se há uma grande tendência de marketing digital que não podes deixar passar em 2020, é esta! Não fiques de fora, começa já a planear as próximas transmissões da tua empresa.

Concluindo

São estas as oito principais tendências de Marketing Digital para 2020 que temos para te apresentar. Como podes ver, não faltam novidades às quais prestar atenção neste próximo ano! Então, já começaste a delinear a tua nova estratégia de marketing digital? Quais são os recursos que pensas utilizar?

Esperamos que este artigo te tenha ajudado a tomar boas decisões para o ano de 2020. A euDigital deseja um Feliz Ano Novo e muito sucesso nesta próxima década!

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