Os Erros Mais Comuns Quando se Escreve Conteúdo

Cometer erros ao escrever conteúdo é algo comum nos iniciantes. Mas até um escritor profissional pode deslizar. Todos os escritores têm tropeções que podem causar erros e influenciar a sua escrita.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

É comum encontrar algumas barreiras quando se começa a escrever que não permitem que as palavras fluam. É importante que não te concentres muito nessas barreiras. Leva o tempo que precisares e procura inspirações noutros lugares “out of the box”.

 

Depois há outra questão: imaginemos que ultrapassaste as tuas barreiras e as palavras finalmente começam a fluir como tanto querias, essas mesmas palavras estão bem organizadas?

 

Um dos erros mais comuns dos escritores é não fazerem um esboço daquilo que vão escrever. Isso normalmente transforma-se em conteúdo que não faz qualquer tipo de sentido, não é coerente e não tem uma lógica. Ao não fazer um esboço, os escritores correm o risco de criar conteúdo que não é relevante.

 

A credibilidade de qualquer artigo baseia-se nas fontes utilizadas para o escrever. É crucial que os artigos estejam apoiados em estudos e dados estatísticos.

 

Deixamos-te aqui uma lista de dicas e truques para melhorares a tua escrita:

Não consegues quebrar o teu bloqueio criativo:

Se te obrigares a sair do bloqueio e começares a escrever sem antes procurares a inspiração certa, a tua falta de entusiasmo vai-se refletir no teu conteúdo. Muda a tua maneira de pensar e procura inspiração. Só depois disto é que deves começar a escrever.

Queimar etapas:​

Delinear o texto:

Achas que fazer um esboço do teu texto é uma perda de tempo? Não podias estar mais enganado! Ao delineares tudo sobre o teu texto, consegues-lhe dar uma boa estrutura e ajuda a focares-te no que precisas de escrever. Isto torna o processo de escrita muito mais simples.

Editar o conteúdo:

Estás tão confiante de ti mesmo que passas à frente o processo de editar o teu texto? Nunca faças isso! Até os textos dos melhores escritores do mundo precisam de edição. Deixa algum tempo passar entre o momento em que acabas o texto até à fase da edição, isto vai-te dar uma nova perspetiva.

Rever o conteúdo:

Rever o conteúdo serve para identificar os pequenos erros que possam existir a nível de gramática, sintaxe e ortografia. Até o mais pequeno erro pode dar uma má impressão tua enquanto escritor.

Falha em fornecer provas do que escreves:

Se estás a defender algo que acreditas ou a escrever sobre algo que tens algum conhecimento, deves fornecer provas aos teus leitores. Ao fornecer links para as fontes confiáveis que utilizaste para te basear, aumentas a credibilidade do teu texto.

Não sabes quem são os teus leitores:

Sabes quem é a tua persona? Se não sabes, estás a cometer um erro bastante grave. É importante saberes os interesses, as necessidades e as preferências do teu target. Depois de definires a tua persona, entra na sua mente e escreve sobre os assuntos que lhe são relevantes.

Não encontras o tempo certo para escrever:

Estás a escrever demasiado rápido? Estás a escrever demasiado devagar? Foca-te e encontra o tempo ideal que te faz ser produtivo!

Quantidade acima de qualidade:

Estás a tentar escrever o máximo de conteúdo possível? Estás a reduzir a qualidade para teres uma maior quantidade? Mais uma vez, estás a errar se o estiveres a fazer. Quantidade é bom, mas deves manter também a qualidade!

Demasiadas Palavras-Chave:

Não é por teres muitas palavras-chave que vais aparecer mais nos resultados da Google. A Google está agora focada no valor do teu conteúdo e não nas tuas palavras-chave. Usa palavras-chave mas acrescenta valor ao teu texto!

“Herrar é Umano”, por isso deixamos uma última dica. Erra várias vezes, mas tira a lição para melhorares no próximo capitulo.

Queres começar a promover a tua empresa no LinkedIn?

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn