11 Dicas para Otimização de Websites WordPress

A otimização de websites é uma das principais preocupações de uma agência de marketing digital. Este assunto, por vezes negligenciado por parte das empresas, pode influenciar o sucesso online do teu negócio!

Como deves saber, hoje em dia, a experiência do utilizador é um elemento crucial no mundo online. Esta permite:

Conquistar seguidores

Melhorar o SEO do site

Gerar mais oportunidades

Um dos aspetos mais importantes é a velocidade de carregamento. Os especialistas da Google dizem que, regra geral, os utilizadores não esperam mais do que o equivalente a um piscar de olhos. Isto são 400 milésimos de segundo!

Mas, para além disso, a velocidade do teu website também vai influenciar o SEO - Search Engine Optimization. A experiência do utilizador é um dos aspetos analisados pelo algoritmo do Google. Isto significa que, se o teu website demorar a carregar, vais ser prejudicado no page ranking.

Como podes evitar isto? Muito simples, com a otimização do teu website!

Para te ajudar nesta tarefa, criámos uma lista de 11 dicas para a otimização de websites WordPress!

Vamos lá aumentar a velocidade do website da tua empresa?

11 Dicas para Otimização de Websites WordPress

1. Faz um diagnóstico de velocidade

O primeiro passo para a otimização de websites é fazer um teste de diagnóstico à velocidade. Existem várias ferramentas que podes utilizar. Nós aconselhamos o WordPress Speed Test.

11 Dicas para Otimização de Websites WordPress

Com este diagnóstico vais conseguir perceber o que pode estar a tornar o website lento. Tudo o que precisas de fazer é inserir o url do teu site. Depois vais receber um email com uma análise pormenorizada com toda a informação sobre a velocidade. O email inclui também recomendações para melhorar este aspeto.

2. Configura uma CDN

É importante que o teu website seja rápido, independentemente da localização do utilizador. Isto pode ser difícil se o site não estiver numa infra-estrutura com centro de dados noutras partes do mundo.

11 Dicas para Otimização de Websites WordPress

A distância significa que é preciso mais tempo para entregar os conteúdos ao utilizador. É aqui que uma CDN - rede de entrega de conteúdo - se torna útil. Esta rede ajuda a que a tua página carregue mais rapidamente.

O centro de dados vai armazenar conteúdos e arquivos que vão ser entregues ao utilizador com base na sua localização. Este é um dos pontos importantes na otimização de websites e deve ser escolhido consoante a necessidade de cada site. Para websites WordPress recomendamos o MaxCDN, Cloudflare ou CacheFly.

3. Limita os comentários por página

Se tens uma grande quantidade de comentários, o teu website pode tornar-se mais lento. A solução ideal é dividir os comentários entre diversas páginas. Isto vai permitir que o carregamento se torne mais rápido.

11 Dicas para Otimização de Websites WordPress

Para fazer isto em websites WordPress basta ir a Opções » Discussão. Aqui podes definir quantos comentários queres que apareçam por página. Este é um dos passos importantes para a otimização de websites com muitos comentários.

4. Remove plugins, conteúdos multimédia e temas que não usas

Ao longo do tempo é normal que o teu website acumule plugins que já não estão a ser utilizados e outro tipo de conteúdos. Para conseguir aumentar a rapidez de carregamento é necessário limpar este lixo periodicamente.

Plugins e temas

Manter plugins e temas inativos é um dos fatores que prejudica a otimização de websites. Estes tornam o carregamento mais lento e podem até representar uma quebra na segurança.

Para resolver este ponto precisas de perceber quais destes plugins são realmente necessários. O resto vai ter o seu cantinho especial no lixo! Caso não os queiras apagar, é importante que os desatives.

Conteúdo multimédia

É normal acumular imagens e outros conteúdos multimédia que deixaram de ser utilizados. Para os eliminar podes usar um plugin ou fazê-lo manualmente.

11 Dicas para Otimização de Websites WordPress

O Media Cleaner é uma excelente opção. Caso prefiras fazer à mão, basta ires à Biblioteca e escolher a opção “Desanexado”. Estes ficheiros são aqueles que já não estão a ser utilizados.

5. Minimiza HTLM, CSS e JavaScrip

Esta é uma forma de otimizar o backoffice do teu site. Esta técnica vai reduzir o tamanho dos ficheiros HTML, CSS e JavaScrip. Assim, os caractéres desnecessários, como espaços, quebras de linha e comentários vão ser eliminados.

11 Dicas para Otimização de Websites WordPress

Existem vários plugins para ajudar neste ponto da otimização de websites. O Autoptimize é gratuito e está muito bem cotado. Para além deste, podes experimentar também o WP Rocket e CSS Compressor.

6. Limpa a tua base de dados

É normal que a base de dados dos websites WordPress acumulem informações desnecessárias ao longo do tempo. Este é um dos pontos que pode prejudicar a velocidade do site. Portanto, é preciso limpar todo o lixo acumulado.

Esta limpeza pode ser feita manualmente através do phpMyAdmin. Atenção: este é um processo complicado e, caso não saibas o que estás a fazer, podes danificar informação.

Mas não te preocupes, existem plugins para fazer este trabalho por ti! O WP-Sweep e o Advanced Database Cleaner são duas opções seguras que podes utilizar.

7. Atualiza para o PHP 7

Passar do PHP 5 para o PHP 7 tem um impacto positivo na otimização de websites. Esta nova versão consegue carregar conteúdos que não estão em cache duas a três vezes mais rápido. Isto significa uma melhoria de 30 a 50% no consumo de memória!

Atenção: Após a atualização para o PHP 7 é impossível voltar ao sistema anterior. Recomendamos que primeiro testes se o teu website é compatível. Para isso podes usar o plugin PHP Compatibility Checker.

8. Otimiza as imagens

As imagens são elementos essenciais para atrair e manter a atenção do leitor. No entanto, estes ficheiros podem ser um dos problemas na otimização de websites.

11 Dicas para Otimização de Websites WordPress

Para não prejudicar a velocidade de carregamento é importante otimizar as imagens. Quando fazes upload para o site, a metadata das imagens vai ocupar espaço desnecessário. Plugins como o Smush Image Compression and Otimization ou ShortPixel Image Optimization vão ajudar-te a eliminar esta informação, sem prejudicar a qualidade da imagem.

9. Possibilita a compressão GZIP

Sempre que um utilizador entra num website, o servidor envia os ficheiros necessários para o carregamento da página. Como é óbvio, quanto maior for o ficheiro, mais tempo vai demorar a carregar. O GZIP comprime as páginas antes de estas serem enviadas para tornar o processo mais rápido.

A compressão GZIP pode ser ativada através de um arquivo no servidor. Por isso mesmo, é aconselhável pedir ao serviço de alojamento para fazer esta configuração. Também podes usar o plugin WP-Rocket para ativar a compressão.

No site checkgzipcompression.com podes verificar se o website WordPress é compatível com este serviço.

10. Aposta no webdesign minimalista

Quando decidires fazer uma atualização ao webdesign do teu site tem este ponto em conta. É importante que comeces com uma estrutura leve e organizada.

Para te ajudar na construção de websites WordPress podes instalar page builders como o Genesis, Elementor ou Divi. Estes plugins vão ajudar-te a criar um webdesign responsivo e otimizado. Em relação à homepage: keep it simple! Quando mais informação tiveres, mais tempo demora a carregar!

11. Esquece o alojamento partilhado

Partilhar alojamento pode parecer uma boa ideia no início. No entanto, pode acontecer que o teu website comece a falhar devido a problemas de outros sites.

Para resolver este problema, a WP Engine criou o EverCache. Este sistema vai garantir a velocidade do teu website, mesmo com picos de visitas!

Vamos recapitular os 11 pontos para a otimização de websites WordPress?

  1. Faz o diagnóstico de velocidade com o WordPress Speed Test
  2. Configura uma CDN
  3. Limita os comentários por página
  4. Elimina conteúdos, plugins e temas que não usas
  5. Minimiza CSS, HTML e JavaScript
  6. Limpa a tua base de dados
  7. Atualiza para o PHP 7
  8. Otimiza as imagens
  9. Permite a compressão GZIP
  10. Escolhe um webdesign leve
  11. Reconsidera o alojamento partilhado
euDigital a agência de marketing digital que precisa - SEO Search Engine Optimization

Queres saber mais sobre a otimização de websites WordPress?