As Vantagens das Redes Sociais para Empresas

As vantagens das redes sociais para as empresas
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A euDigital explica-te as principais vantagens das redes sociais para empresas. Será que já estás a tirar partido desta ferramenta de marketing digital?

Que as redes sociais são cada vez mais importantes não é novidade para ninguém. Mas sabias que estas plataformas mudaram todo o panorama do marketing das empresas?

Acredita, isto não se aplica apenas às grandes empresas! As pequenas e médias empresas, para conseguirem tornar-se cada vez mais competitivas, também têm de marcar o seu lugar nas diferentes redes sociais!

As pessoas estão conectadas através das várias plataformas de social media, o que torna mais fácil para os negócios chegar à sua audiência. Não vale a pena negar: o público do teu negócio está online!

A tua empresa já está presente nas redes sociais? Se sim, então muito provavelmente já conheces alguns destes benefícios. No entanto, será que estás a tirar partido delas como deves?

Estas plataformas são uma das ferramentas que o teu negócio pode usar para conseguir destacar-se no mundo online. Mas atenção, tudo deve ser planeado, acompanhado e, principalmente, feito com conta e medida!

As social media são uma das melhores ferramentas de marketing para conseguires interagir com os clientes. Nestas plataformas podes anunciar e promover os teus serviços e produtos e ainda partilhar o universo da tua empresa.

No que toca às pequenas e médias empresas, as vantagens das redes sociais são ainda mais amplas. Vamos lá descubrir quais são?

As vantagens das redes sociais

Relação com clientes

De acordo com diversas estatísticas, 60% das organizações consideram o atendimento ao cliente como prioridade

Um negócio existe à volta dos seus clientes, o que explica o esforço cada vez maior das marcas para aumentar a retenção de clientes. Afinal, é importante manter os clientes felizes e satisfeitos.

Para além de refletir a reputação da tua marca, as redes sociais são o espaço ideal para trabalhares a relação com os teus clientes!

Aposta em conteúdos que promovam a interação e que mostrem que és um verdadeiro expert na área!

Publicidade

Esta é uma das principais razões para a presença de muitas empresas nas redes sociais. No entanto, também é onde a maioria falha.

Não tentes que as tuas publicações cheguem a toda a gente! É importante que foques as tuas atualizações – e publicidade, claro – num público específico. 

Ao direcionares a atividade para um target vais conseguir melhores resultados!

Mas, para isso, é preciso de entendas a tua audiência. Existirem várias ferramentas que te podem ajudar a localizar e chegar ao público do teu negócio.

Geração de Leads

As estatísticas mostram que negócios que utilizam as redes sociais conseguem ter taxas de venda melhores. No entanto, tem atenção: não deves focar a tua presença nestas plataformas para vender. Nos pontos abaixo explicamos outros aspetos que deves abordar nas tuas publicações.

Outro aspeto importante é que quase 50% das pessoas usa a internet – e as redes sociais, claro – para saber mais sobre um produto ou empresa. Portanto, ao teres uma presença trabalhada nestas plataformas consegues gerar uma melhor impressão.

Construir imagem da marca

As rede sociais são uma das plataformas onde mais deves trabalhar a imagem da tua marca.

Construir uma reputação não é uma tarefa de um dia, isto requer tempo e esforço!

A forma como lidas com os clientes, os serviços e produtos que disponibilizas, as publicações que partilhas, tudo isso conta.

De uma forma geral, deves usar as redes sociais para trabalhar e reforçar a imagem da tua empresa. Uma excelente forma de o fazer é dares dicas úteis para os teus clientes.

Promover o conteúdo da empresa

De certeza que já ouviste a expressão “O conteúdo é rei”. Esta é uma das certezas do mundo de incertezas do marketing digital: criar conteúdo de valor é a melhor forma de aparecer!

Podes criar este conteúdo na forma de artigos e notícias, por exemplo. E depois, o que fazes? Partilhas nas redes sociais, claro!

Estas plataformas são uma excelente forma de promover o conteúdo criado pela tua empresa e, por consequência, cumprir também o ponto abaixo ▼ 

Gerar tráfego para o website

Uma das grandes vantagens das redes sociais para as empresas é o aumento do número de visitas no website. Para a maioria das empresas, esta é mesmo uma das maiores fontes de tráfego – a par com o marketing de conteúdo.

Existem muitas formas de promover o teu website nestas plataformas. Para além da partilha de conteúdo presente no site – produtos, páginas, artigos, etc – podes – e deves! – incluir o link na descrição da empresa. No caso do Facebook, por exemplo, até podes criar um call-to-action com um link do website!

Analisar a concorrência

As redes sociais podem tornar-se em ferramentas muito poderosas para as empresas quando corretamente utilizadas. A análise da concorrência é uma das vantagens que a tua empresa pode tirar!

Aproveita para perceber que estratégias é que as outras empresas utilizam. Atenção, não estamos a dizer que deves alterar tudo só porque os outros fazem as coisas de forma diferente. Mas, por vezes, é bom analisar que estratégias geram melhores resultados aos teus concorrentes.

Criar relações mais próximas

É importante que percebas que é cada vez mais importante para as marcas conseguirem criar relações com os seus clientes. Este é um dos fatores para o sucesso da tua empresa.

Aproveita as redes sociais para incentivar os clientes a dar a opinião sobre a tua marca e interagir com as publicações.  

Lembra-te que a retenção e fidelização de clientes deve ser sempre uma das prioridades do teu negócio! Afinal, o custo de aquisição de novos clientes é superior ao de manutenção dos antigos. 

Chegar a um público mais amplo

Ao ter apenas uma presença offline, o teu negócio só vai chegar aos consumidores locais. No entanto, ao estar presente online, a tua marca consegue chegar a um maior número de pessoas.

Uma das vantagens das redes sociais é a criação de uma audiência mais ampla. Assim, consegues interagir com potenciais clientes e não apenas com o mercado local, aumentando o número de oportunidades para o teu negócio.

Estas são apenas algumas das vantagens das redes sociais para empresas. De que estás à espera para tirar proveito delas no teu negócio?

No entanto, é preciso ter em conta que não basta ter uma página e ir partilhando publicações. Ter sucesso nas redes sociais implica um planeamento e acompanhamento constantes. Não tens tempo para isso? Não te preocupes! Nós estamos cá para te ajudar!

Queres saber como podemos trabalhar a presença da tua empresa nas redes sociais?