Os chatbots estão aqui para ficar. À medida que as marcas estão a usar aplicações de chat para interagir com os seus clientes os Chatbots estão a conquistar, cada vez mais, um papel preponderante na relação com o cliente.
Todo o desenvolvimento digital é constante e como não poderia deixar de ser os Chatbots têm feito imensos avanços no seu próprio campo. Tem existido um grande desenvolvimento que fez com que os chatbots de hoje em dia sejam bastante sofisticados e completamente integrados com a sua estratégia de marketing digital.
Aqui estão algumas formas de integrar chatbots com os seus funis de vendas.
1. Uma experiência de utilizador personalizada
Ter uma conversa com “alguém” que sabe o seu nome pode mudar toda a natureza da interacção. Os chatbots podem ser integrados com redes sociais, conseguindo assim recolher informação de cada uma das pessoas com que interage.
Quando um cliente faz um pergunta o chatbot responde às suas questões e leva a conversa para um outro nível sugerindo temas ou linhas de conversa com base no historial de compras do cliente.
2. Mais capacidades e melhor interação
Os chatbots têm uma grande capacidade de, não só poder responder imediatamente ao cliente, como também conseguir retê-lo. Isto quer dizer que ao contrário das tradicionais formas de marketing, o chatbot consegue manter o cliente entretido durante mais tempo. Por exemplo, quando um vídeo chega ao fim não há muito mais que possa manter o cliente interessado no entanto com um chatbot existe sempre algo mais que pode oferecer.
Se a isto adicionarmos o facto de que chatbot tem a capacidade de guardar informação sobre cada interação do cliente e usar dados anteriormente obtidos noutras interacções, conseguindo até utilizar o histórico de compras do cliente, para poder fazer algum cross-sell, up-sell e muito mais.
Tudo isto de uma forma conversacional bastante personalizada criando uma experiência fluida com o utilizador.
3. Maior alcance num só ponto
Como os Chatbots são, normalmente encontrados em plataformas de redes sociais o seu potencial de alcance de audiência é enorme. Eles podem alcançar um novo universo de clientes para si, segmentado pelos dados obtidos da própria plataforma de social media, assim como podem ser integrados com um multiplicidade de plataformas externas de chat e serviços.
Assim, conseguimos centralizar o apoio ao cliente cross-platform, ou seja, sem que seja necessário dispersar recursos humanos em cada uma das plataformas da empresa.
Resumindo é muito mais económico conseguir interagir com todas as plataformas através de um único dashboard.
4. Reúna e analise os dados e o feedback
Um chatbot oferece-lhe a oportunidade perfeita para ter um feedback realista do seu cliente devido ao relacionamento impessoal.
Muitas vezes o utilizador não investe o seu tempo a preencher formulários, sendo complicado para as empresas terem um feedback realista do serviço que estão a prestar. O chatbot tem a capacidade de ir inserindo perguntas de formulários de feedback no meio da conversa de forma orgânica e imperceptível.
Com ferramentas de machine learning o chatbot consegue analisar o fluxo de informação que vai recebendo e direcionar o cliente para uma experiência desenhada à medida sem que o mesmo se aperceba. Isto permite-nos ajustar a nossa estratégia de marketing em tempo real consoante as escolhas do utilizador.
5. Enviar notificações relevantes
Os consumidores toleram cada vez menos serem bombardeados constantemente com informação irrelevante, tais como, notificações de email, sms ou push.
Como os chatbots têm a capacidade de capturar e analisar dados também têm a capacidade de usar os canais de chats das redes sociais para enviar notificações relevantes ao segmento definido pelo perfil do chatbot ou do próprio CRM .
Integração é a palavra chave.
6. Tornar a comunicação com o cliente mais divertida
Não há qualquer dúvida que os chatbots conseguem fornecer informação de qualidade aos seus utilizadores, mas também conseguem fazê-lo de uma forma muito mais divertida. Os chatbots conseguem integrar vídeos, gifs e botões criando assim todo um enredo de histórias usando as diferentes formas de media.
O segredo está na criatividade do storytelling e na qualidade da produção de conteúdos. De facto um bom chatbot é algo que dá uma experiência ao utilizador duradoura e que ficará, certamente, na memória do utilizador.
Branding, branding, branding!! O chatbot consegue dar uma nova cara interactiva ao seu branding e ajudá-lo a definir e comunicar a aura da sua marca à sua audiência de uma forma adequada. Não é um simples e enfadonho script.
7. Torne a sua marca automaticamente interactiva
Por vezes as marcas usam uma forma passiva nas suas interações. Estas só comunicam com os seus cliente quando estes iniciam o primeiro contacto. Um Chatbot por norma envia uma mensagem de boas vindas quando os utilizadores entram no site ou perfil de redes sociais, dando ao utilizador conhecimento da sua presença.
Isto faz com que a marca tenha uma atitude mais proativa revelando uma influência direta nas vendas.
8. Encaminhe os seus clientes pelo funil de vendas de forma suave
O desenvolvimento e tratamento de leads é um processo importante na estratégia de marketing de qualquer empresa. Infelizmente também é um processo que consome bastantes recursos e tempo. Os chatbots permitem reunir a informação que precisa para construir as instruções personalizadas que o cliente vai utilizar na sua experiência de compra.
Para fazer um chatbot que faça tratamento de leads de forma adequada e eficaz terá que reunir a informação que precisa para implementar uma estratégia de split-testing de mensagens personalizadas. Com isto poderá implementar uma comunicação à medida com cada uma das suas leads.
9. Mantenha a sua presença de redes sociais fresca e actualizada
Esperar que a sua equipa de apoio ao cliente responda a absolutamente todas as perguntas que são colocadas em todos o seus perfis de redes sociais é uma expectativa. Não só é irreal, como também extremamente dispendiosa pois consome recursos de forma desmesurada.
Com chatbots a sua empresa está disponível para os seus clientes 24/7 acabando por lhe poupar muito dinheiro. Nunca deixe uma questão por responder e tenha a certeza que tudo é respondido de forma correcta sem falhas no discurso.
10. Como criar chatbots com inteligência artificial
A ideia de criar chatbots com inteligência artificial poderá ser completamente assustadora para o comum dos mortais, mas felizmente hoje em dia já existem plataformas, como o landbot.io que nos permitem facilitar o processo sem precisar de ter conhecimentos de programação.
Numa questão de minutos pode começar a criar o seu chatbot de forma intuitiva e integrá-lo com vários serviços de CRM, redes sociais e ferramentas de automação de marketing, como email marketing ou serviços de distribuição de SMS.
Há também soluções empresariais que conseguem elevar os chatbots ao próximo nível, como é exemplo a alemã Whappodo. Esta desfruta de uma relação especial com o Whatsapp e todo o seu ecossistema de multiplataforma que é, hoje em dia, o facebook. Agregando assim o Instagram, Messenger e o Whatsapp.
Finalmente...
As aplicações de mensagens estão a tornar-se o veículo principal para as marcas interagirem com os seus consumidores. Não é surpresa nenhuma que exista um crescente fascínio na utilização de chatbots, não só pelas grandes empresas, como também pelo pequeno e médio comércio.
A possibilidade de poder aprender com a sua audiência e simultaneamente adaptar a sua comunicação e estratégia de marketing, de acordo com o perfil do cliente, possibilita-nos providenciar uma melhor experiência ao cliente ao mesmo tempo que nos permite construir uma base de dados que pode ser dinamizada com os mais variados tipos de triggers.
Se isto é novo para si e ficou curioso, fale connosco!