As Quatro Principais Tendências de Marketing Digital para 2019

tendencias de marketing digital

Achas que o teu negócio está atento às novas tendências do marketing digital? Estás pronto para inovar e estar à frente da concorrência?

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A poucos meses do próximo ano há novas coisas a pensar e novas metas a alcançar. É essencial que comeces a planear as próximas estratégias que vais adoptar para estares sempre na frente!

O Marketing está em constante mudança, há sempre novas ferramentas a surgir e a tecnologia está em constante evolução. Uma empresa que se queira destacar das outras deve considerar novas alternativas e estar sempre a inovar.

Vamos então mostrar-te quais as principais novidades do marketing digital que estão previstas para 2019!

1. Realidade virtual e aumentada

A realidade virtual é uma tecnologia que simula um ambiente real digitalmente, ou seja, um interface em que existe uma interação entre o utilizador e um sistema computacional. És do tempo do Matrix? É mais ou menos isso!

Já a realidade aumentada é apenas uma expansão da realidade em que integra elementos reais e virtuais e temos como exemplo disso o Pokémon Go da Nintendo.

Estes conceitos já estão bastante presentes na vida das pessoas, seja em jogos, filmes ou outros meios e neste momento influenciam a decisão de compra. Já estão atualmente a ser utilizados em estratégias de marketing de empresas que pretendem:

– aumentar a interação entre uma marca e um cliente;
– dar a oportunidade ao cliente de fazer a experimentação de um produto/serviço à distância;
– mostrar produtos que ainda não estão acabados;
– atrair clientes que se focam nas tecnologias;
– mostrar que são uma empresa inovadora.

2. Integração de aplicações e chatbots

Sabemos que a utilização de aplicações de mensagens instantâneas é um hábito que está a aumentar exponencialmente e neste momento é a forma preferida dos consumidores para contatar empresas e profissionais. Deste modo, esta tendência tem que estar bem presente na tua mente para que não a deixes para trás em 2019!

O Facebook Messenger e o WhatsApp Bussiness são exemplos de aplicações que são bastante utilizadas pelas empresas e trazem resultados fantásticos quando aliadas ao chatbot. Esta integração entre otimiza o contacto entre consumidores e empresas, além de disponibilizar inúmeras funcionalidades.

O chatbot é uma ferramenta virtual que permite a simulação de uma conversa humana de acordo com a forma como está programado. Através desta ferramenta é possível automatizar tarefas repetitivas, o que liberta mais tempo para a execução de outras tarefas mais complexas.

Existe ainda uma opção do chatbot que permite ao utilizador obter respostas corretas mesmo quando faz perguntas de forma diferente do que estava programado. Isto é conseguido através de inteligência artificial e pode funcionar de diversas maneiras, só tens de escolher aquela que melhor corresponde às tuas necessidades.

3. Pesquisa por voz

As tecnologias comandadas pela voz, como é o exemplo da Google Home, estão a revolucionar o comportamento do utilizador, tornando mais rápido o processo de pesquisa no seu smartphone.

Para te destacares num mercado altamente competitivo é preciso que estejas atento à experiência do consumidor. Por exemplo, esta pesquisa por voz que aqui estamos a falar é uma ferramenta extremamente importante para a tua estratégia de SEO.

O motor de busca da google começou a interpretar a intenção e o contexto por trás de cada pesquisa para listar os resultados mais relevantes da mesma. A semântica do conteúdo e a sua relevância segundo os interesses do utilizador passaram a ser valorizados pelo Google.

Esta mudança no algoritmo trouxe uma maior eficiência ao funcionamento dos comandos por voz, pois é extremamente comum utilizarmos termos mais concisos em buscas escritas enquanto nas buscas faladas tendemos a elaborar questões mais complexas.

Para otimizares o teu SEO com base na pesquisa por voz deves:

– registar a tua empresa no Google My Business;
– criar posts ou páginas com respostas para as perguntas mais frequentes feitas pelos utilizadores (FAQ);
– otimizar o teu website para aparecer nos featured snippets.

4. Automatização de conteúdo

A automatização dos processos é o resultado da procura incessante por novas formas de aprimorar a produtividade. Isto permite reduzir tarefas burocráticas à equipa de marketing, para que esta se possa focar em atividades bastante mais importantes. Muitas empresas têm adotado este recurso para que consigam atrair, converter, mimar e fidelizar o público.

As ferramentas de automação permitem uma maior agilidade, eficácia e confiabilidade aos processos e a produção de conteúdo não fica fora disso.

Existem atualmente softwares programados com inteligência artificial que são capazes de conceber textos complexos de uma maneira mais ágil, objetiva e económica, exclusivamente baseada em dados. Parece que estamos no futuro, não é? Mas isto é a realidade, a inteligência artificial é uma das fortes tendências para 2019.

Agora estás a perguntar qual é o papel do produtor de conteúdo no meio de tanta tecnologia, não estás? Tens de ter em mente que nós ainda somos mais criativos que os robots e que o fator humano ainda é insubstituível para criar textos que provoquem empatia com o leitor, assim como conteúdo relevante, único e original

Então, uma fusão fantástica neste meio é a velocidade da tecnologia com o talento do produtor de conteúdo, para que deste modo o trabalho de um se complemente com o do outro e não apenas o substitua. Com o melhor dos dois mundos não comprometes a qualidade dos teus textos em prol da rapidez de entrega ao cliente.

Agora que já sabes todas as principais tendências do marketing digital para 2019, deves incluí-las no plano de negócio que vais elaborar. É crucial acompanhares as tendências para te destacares da concorrência, pois apenas assim irás conseguir mais clientes. 

Nunca tenhas medo de inovar!

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