A segurança tornou-se numa das principais prioridades online. Por isso mesmo, o Google começou a identificar os websites inseguros, ou seja, aqueles que não têm Certificado Digital.
Enquanto motor de busca de excelência, o Google quer tornar a experiência de navegação cada vez mais segura para os utilizadores.
Foi para responder a este objetivo que foi criada a versão 56 do Google Chrome. Esta vai assinalar como “não seguro” todos os websites com protocolo HTTP.
Por agora, o Chrome apenas indica estes websites como neutros para que os utilizadores comecem a mudar gradualmente para um protocolo HTTPS.
Como são identificados os websites não seguros?
Sempre que entras num website, o Chrome indica-te o nível de segurança através de cores e símbolos.
A mensagem “Não Seguro” é visível na barra do endereço, ao lado do url. Esta é a indicação do Google de que se trata de um website não confiável, isto é, em que a troca de informações é vulnerável e sujeita a fraudes.
A intenção do Google é alertar os utilizadores de uma forma mais forte para websites com falta de segurança.
Neste momento os websites HTTP são identificados como neutros. No entanto, isto está longe de refletir a verdadeira falta de segurança destas conexões.
Um website carregado por HTTP pode ser modificado antes de ser carregado no computador de um utilizador.
O meu website é “não seguro”. E agora?
Se o teu website tem um protocolo HTTP é normal que seja marcado como inseguro. Isto é uma detalhe que pode assustar os teus potenciais clientes.
Mas não te preocupes, a solução é bastante simples!
Tudo o que precisas de fazer é de mudar para um protocolo HTTPS!
Com a aquisição do Certificado Digital, o aviso de insegurança é removido.
Estes certificados são usados principalmente nas lojas online. No entanto, estes também são essenciais em websites que troquem informações como:
√
Pagamentos por cartão de crédito
√
Autenticação do utilizador com login e password
√
Formulário de contacto
√
Download de base de dados de clientes
√
Dados financeiros
√
Chat online
Vantagens do Certificado Digital
O Certificado Digital pode ter impacto em vários aspetos do teu website. Com um protocolo HTTPS vais conseguir aumentar a segurança e confiança dos teus clientes e utilizadores.
Conhece as vantagens de teres o Certificado Digital:
Melhoria do SEO
O Google já admitiu que a segurança do website é um dos aspetos analisados para o ranking.
Embora, por agora, ainda sejam um indicador de menor importância, o motor de busca já admitiu que isto vai mudar. O objetivo é encorajar os proprietários dos websites a trocarem do HTTP para o HTTPS. Assim, os websites seguros vão ser privilegiados e conseguir um melhor posicionamento SEO.
Website mais seguro
A informação é um dos aspetos mais valiosos dentro de uma empresa. Por isso mesmo, é importante que mantenhas a tua segura.
Com um Certificado Digital vais garantir que ninguém é capaz de intercetar informações que sejam enviadas pelos teus clientes e dados que estejam guardados no teu website.
Aumenta a confiança
A segurança já é uma das principais preocupações da grande maioria dos utilizadores. Se o teu website for marcado como inseguro existe uma elevada probabilidade dos visitantes saírem logo que o aviso apareça.
Ao ter um protocolo HTTPS vais garantir aos utilizadores do website que todas as informações estão seguras. Isto aumenta a confiança na tua empresa.
Como posso adquirir o Certificado Digital?
Obter o Certificado Digital é relativamente simples. No entanto, para quem não é profissional da área pode ser um problema.
A euDigital é especialista na criação de websites e pode fazer isto por ti! Entra em contacto connosco e nós vamos tornar o teu website seguro e de confiança para os utilizadores!
Queres tornar o website da tua empresa seguro?