
Já ouviu a expressão “o conteúdo é rei”? Pois é, o marketing de conteúdo é uma parte da estratégia de marketing digital que pode ajudá-lo a impulsionar a sua empresa no mundo online! Vamos perceber como?
Esta expressão não é dita ao acaso. O marketing de conteúdo tem assumido um papel cada vez mais importante dentro das estratégias das empresas. E está na hora de fazer o mesmo na sua!
“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Sim, é verdade. Mas às vezes uma imagem até pode ser suficiente para conquistar uma audiência, mas não para os incentivar a comprar.
O marketing de conteúdo, quando bem feito, vai levar os seus clientes a fazer aquilo que a sua empresa pretende. Mas, lá está, precisa de ser bem feito.
Quer que os seus clientes cliquem no botão comprar? Subscrevam a newsletter da sua empresa? Então isto é aquilo que precisa de saber para criar conteúdo que os faça agir:
1. Resolução de problemas
Vender é importante, mas o conteúdo da sua empresa não deve estar só direcionado para a venda.
O ponto número um do marketing de conteúdo é que este deve ajudar na resolução de problemas. De quem? Dos seus clientes, claro!
Se quer vender um produto, não fale só sobre isso. Comece por falar sobre como o seu produto pode ajudar a melhorar a vida do cliente.
Para além disso, tenha artigos que ajudem os seus clientes a resolver os problemas mais comuns que podem surgir.
2. Marketing de Conteúdo real
Calma, não comece já a escrever sobre todas as vantagens de comprar o seu produto!
Para realmente saber o que está a vender, primeiro tem de ser um expert nesse assunto. Só assim vai conseguir realmente ajudar os seus clientes.
Fale a com a equipa técnica da sua empresa. Ou até mesmo com clientes. Eles vão ajudá-lo a perceber quais são os principais problemas.
3. Simples, mas eficaz
Não complique! Não encha os seus textos de palavras e expressões técnicas.
Quer conquistar os clientes? Então use linguagem simples e concreta. Este é um dos pontos mais importantes do marketing de conteúdo.
Não, o seu cliente não é burro. Mas também não deve ter tempo – ou paciência – para tentar perceber todas as expressões específicas e técnicas.
O truqu é: keep it simple. Resulta sempre!

4. De pessoas para pessoas
Como sabe, está a criar marketing de conteúdo com foco nos clientes. Isso exige que o conteúdo seja direcionado para pessoas.
Deite ao lixo todos os clichés. Se quer conquistar clientes no mundo online, o conteúdo deve ser simples e conciso.
As pessoas não querem passar muito a ler online. Por isso mesmo, é que a sua empresa precisa de um bom marketing de conteúdo. Encurte as frases e os parágrafos. Deixe de lado a linguagem complicada e demasiado genérica.
5. Valor Imediato
É importante que não esqueça: o mundo online baseia-se no imediatismo.
Quando cria marketing de conteúdo, os seus clientes devem ser capazes de meter em prática o conselho ou dica que lhes dá logo no hora.
Não faça o seu cliente andar a saltar de página em página para conseguir resolver um problema.
É fácil perceber o valor do marketing de conteúdo no mundo online. As empresas precisam de guiar os seus clientes para a resolução fácil de problemas.
Não deixe o marketing de conteúdo fora da estratégia de marketing digital da sua empresa.
Nós somos especialistas em criar conteúdo que os seus clientes queiram ler.