4 Essenciais de uma Estratégia de Marketing Digital

4 Essenciais de uma Estratégia de Marketing Digital

Se quer dinamizar o seu negócio local, o caminho passa por criar uma presença online. Mas, para isso, é preciso muito mais do que um simples website e página nas principais redes sociais. Alcançar o sucesso no mundo virtual implica ter uma estratégia de marketing digital.

Para pequenas e médias empresas, nem sempre é fácil perceber como fazer este plano para a presença online. No entanto, existem quatro aspetos básicos que não podem faltar em nenhuma estratégia de marketing digital. Com estes quatro pontos base vai conseguir dar um novo impulso ao seu negócio e gerar mais leads online.

. Conteúdos responsivos

O primeiro ponto passa por ter conteúdos responsivos. Isto significa que os seus conteúdos são pensados para a apresentação em diferentes dispositivos móveis. Cada vez mais, as pessoas usam smartphones e tablets para aceder à internet. Isto faz com que seja essencial que os conteúdos estejam prontos para serem visualizados em ecrãs com diferentes tamanhos.

O caso mais urgente é, sem dúvida, o website da empresa. A maioria das pesquisas nos motores de busca são feitas através destes dispositivos móveis. Claro que não vai querer que potenciais clientes visitem o website e que não consigam encontrar o que procuram.

Segundo um estudo realizado pela Google, 61% dos utilizadores dificilmente voltam a um site onde tenham problemas a navegar através do telemóvel. Para além disso, 40% dos utilizadores admitiram que, quando isso acontece, visitam o site de um concorrente. Portanto, é essencial tornar o seu website responsivo.

. A presença nas redes sociais

Hoje em dia, é essencial que as empresas estejam presentes nas redes sociais. Estas plataformas permitem a partilha de conteúdos. Esta é uma ótima forma de conseguir angariar novos seguidores.

Mas ter uma página no Facebook, LinkedIn, Google+ e até no Twitter está longe de ser suficiente. É necessário uma estratégia de marketing digital para cada uma destas redes sociais. Aliás, o primeiro passo passa mesmo por perceber quais destas plataformas são vantajosas para o seu negócio.

Cada uma destas redes sociais deve ser trabalhada de maneira diferente, já que cada uma tem uma linguagem e um propósito específico. Mas o truque passa, principalmente, por encontrar um equilíbrio entre as publicações direcionadas para a venda de um produto ou serviço específico com artigos de interesse geral.

. O Blog como parte da estratégia de marketing digital

De certo que sabe que um dos truques para conseguir conquistar as primeiras posições nos motores de busca é a atualização do website com conteúdo de interesse. A melhor forma de o conseguir é ao integrar um blog na sua estratégia de marketing digital.

Ao ter um blog associado ao site da empresa, vai conseguir fazer atualizações de conteúdo mais facilmente. Aqui pode publicar artigos sobre temáticas de interesse para o seu público-alvo. Para além disso, é uma ótima forma de atrair potenciais clientes, uma vez que está a publicar conteúdo que lhes interessa.

. Envie Newsletters

As newsletters ou campanhas de email marketing são outro dos aspetos essenciais de uma estratégia de marketing digital. É importante não deixar os seus clientes e seguidores sem notícias.

Uma newsletter pode ser uma ótima forma de antigos clientes relembrarem a sua marca. Mas existem alguns aspetos a ter em conta.

Os emails das pessoas para quem vai enviar a campanha de email marketing devem ser obtidos de uma forma correta. Caso contrário, o seu email pode ser denunciado como spam e a sua marca acaba por ser descredibilizada. A melhor forma de angariar emails para a sua mailing list é promover a newsletter. Um pop up cada vez que alguém abre o site é uma das formas.

Depois, é necessário ter em atenção o conteúdo e design da newsletter. O tema deve ser relacionado com a área de negócio.

Estes quatro aspetos básicos são a melhor forma de iniciar a presença de uma marca no mundo online. Depois, é só ir acrescentando mais pontos à sua estratégia de marketing digital para conseguir melhores resultados.

Quer focar-se no negócio e deixar o marketing para alguém que perceba? 

Nós vamos criar uma estratégia de marketing digital pensada para si e para o seu negócio.