O envio de campanhas de email marketing é uma das estratégias de marketing digital que mais resultados gera. Apesar da morte anunciada há alguns anos atrás, os especialistas continuam a apresentar provas do sucesso destas campanhas.
Existem dez razões principais para as empresas investirem em campanhas de newsletters. Estas dez razões são também dez vantagens para as marcas que desenvolvem esta ação de marketing digital. A euDigital explica-lhe, passo a passo, o porquê de ser urgente que a sua empresa comece a investir nestes emails.
1. Tem baixo custo
O custo para se criar uma campanha de email marketing é baixo. Vamos comparar com o envio de uma carta, catálogo ou brochura via correio. Enquanto os custos para a criação do design e conteúdo, por exemplo, são semelhantes, o processo de produção e entrega é muito mais barato.
Com as campanhas de email marketing não é necessário imprimir centenas de cartas ou brochuras. Tudo o que é necessário é criar o email e depois enviá-lo para os contactos da mailing list. Claro que os custos de entregas também são muito mais baixo do que no envio de correio. Hoje em dia já é possível encontrar sistemas de envio de newsletters com preços muito reduzidos ou até gratuitos!
2. É uma oportunidade de criar relações
Pode não ser tão pessoal como um telefonema – mas lembre-se que também não é tão irritante -, mas o email é a ferramenta perfeita para as empresas construírem relações com os clientes.
Mas criar uma relação de sucesso através de email é preciso ter em conta alguns aspetos. O mais importante é que cada cliente sinta que é especial. Também não nos podemos esquecer que é essencial que a campanha de email marketing seja criada de pessoas para pessoas.
A estratégia passa por tornar o email mais pessoal. E isto é bastante simples! Comece por uma saudação. Nada como um “olá” ou um “bom dia” para iniciar uma conversa! E, no final, inclua a assinatura. Se quiser tornar a relação ainda mais pessoal, use uma fotografia na assinatura. Nada vende melhor do que uma cara associada a uma marca.
3. Dá impulso tecnológico ao negócio
Esta é uma das principais vantagens da utilização de newsletter nas estratégias de marketing digital das empresas. Enquanto que, com o envio de uma carta, teria de esperar semanas para perceber se tinha surtido algum resultado, com as campanhas de email marketing os resultados são muito mais rápidos.
A entrega do email é praticamente instantânea. Depois só tem de esperar que os clientes ou potenciais clientes abram o abram. Para além deste processo poder ser acompanhado na plataforma de criação de newsletters que usa, as respostas dos clientes tendem a ser muito mais rápidas.
4. Permite resultados em pouco tempo
Todos os aspetos acima referidos tem como objetivo a criação de uma boa experiência de utilização para os visitantes. Este deve ser o objetivo principal para criar um website de sucesso.
Os potenciais clientes devem encontrar um website com uma navegação fácil e adequada, boa arquitetura de informação e bons conteúdos. Caso contrário, os visitantes não ficarão satisfeitos e não vão converter-se em clientes.
5. É fácil de produzir
A criação de campanhas de email marketing é extremamente rápida. Em primeiro lugar, deve ser sempre definido o assunto que se quer comunicar. Pode ser uma promoção, um produto novo, um novo artigo no blog da empresa. O importante é que a newsletter tenha um tema que interesse aos clientes e subscritores.
Uma ótima forma de poupar tempo na criação do design de campanhas de email marketing é ter um layout pré-definido para a empresa. Isto vai permitir que, na hora de criar uma nova newsletter, só seja necessário preparar o texto e imagens. Para além disso, a linguagem online tem tendência para ser muito mais simples e direta. Isso torna mais fácil a criação do conteúdo a publicitar.
6. Tem a possibilidade de incluir hiperligações
O principal objetivo de qualquer ação numa estratégia de marketing digital é direcionar o público para o website da empresa. Isto vai permitir que as pessoas conheçam a marca e, quem sabe, procedam à compra. E, no mundo online, a melhor forma de o conseguir é através de hiperligações.
Uma grande vantagem das campanhas de email marketing é a possibilidade de inserir hiperligações no seu conteúdo. Estas são especialmente eficazes quando associadas a expressões call to action – quando indicamos ao leitor o que deve fazer. “Visite o nosso website”, “contacte-nos” ou “clica aqui” são alguns exemplos de call to action que podem ser usadas.
7. Dá um feedback detalhado
Como já referimos acima, as plataformas de envio de campanhas de email marketing permitem o acompanhamento ao minuto das mesmas. Aqui podemos ver quantos emails foram realmente entregues – e não redirecionados para spam -, quantos foram abertos e até quantas pessoas clicaram nas ligações e em quais.
Esta informação é muito útil para a avaliação de uma estratégia de marketing digital. Estas métricas ajudam a definir a eficácia de cada campanha de email marketing enviada. Assim, é possível perceber quais são os conteúdos que mais interações geraram e quais não despertaram interesse.
8. Oferece oportunidade de segmentação
As plataformas de criação e envio de campanhas de email marketing permitem a divisão de contactos por listas. Estas listas podem ser utilizadas para juntar no mesmo grupo pessoas com interesses semelhantes.
Vamos imaginar que estamos a criar newsletters para uma loja de animais. Com a segmentação permitida pelas listas, podemos separar os clientes entre donos de cães e donos de gatos, por exemplo. A seguir, podemos criar conteúdo específico para cada uma destas listas. Os donos de cães podem receber apenas informações relativas a produtos para os seus animais de estimação, como um desconto na comida para cão. Já o mesmo se passa com os donos de gatos. Assim, a mensagem enviada vai ser muito mais direcionada para o público que a vai receber.
9. Pode ser combinado com outras ações
O envio de campanhas de email marketing não implica que outras ações sejam postas de lado. Pelo contrário. É muito fácil combinar uma ação de email marketing com outras.
Um dos melhores exemplos é a promoção das redes sociais da empresa. É sempre importante incluir um call to action relativo às páginas da marca nestas plataformas. Assim, os subscritores podem também fazer like na página do Facebook e seguir a página do LinkedIn. A combinação de várias ações é uma das melhores formas de criar uma estratégia de marketing digital eficaz.
10. As campanhas de email marketing podem tornar-se virais
No mundo online é muito mais fácil tornar certo conteúdo ou mensagem viral. Vamos voltar ao exemplo da loja de animais. Acabou de enviar a campanha de email marketing sobre desconto na comida de cão. Um dos subscritores abriu o email e, quando for passear o seu cão, até vai comentar isso com um amigo. Esse amigo, por sua vez, pode comentar com outros donos de cães.
Mas este processo pode tornar-se ainda mais rápido. Imagine que, ao ver o email, o subscritor da newsletter decidiu reencaminhá-la para os amigos que têm cães. Isto cria uma reação em cadeia que faz uma marca ganhar novos clientes.
As campanhas de email marketing estão longe da morte que lhes foi previamente anunciada. Na verdade, estas continuam a ser ações extremamente eficazes dentro de uma estratégia de marketing digital. Quer começar a enviar newsletters?
Nós vamos ajudá-lo a encontrar a mensagem certa que quer comunicar para aumentar os leads do seu negócio!