Está à procura de uma forma eficaz de entrar em contacto com os seus clientes? Então uma campanha de email marketing é a solução certa para si!
Mas afinal, porque é que deve escolher o email como forma de contacto? Em primeiro lugar, o email é muito menos invasivo do que um telefonema. Isto porque o email só vai ser lido quando os seus clientes realmente tiverem tempo para o ler.
Mas será que sabe como conquistar os seus clientes com uma campanha de email marketing?
Existem vários pontos-chave para a criação de uma campanha de email marketing eficaz. Anteriormente, já partilhámos consigo 5 erros a evitar. Hoje trazemos algumas soluções e dicas para que consiga entrar em contacto com os seus clientes da melhor forma.
. Não deixe os seus clientes sem notícias
Em primeiro lugar, é essencial manter uma comunicação ativa. Porque “quem não é visto, não é lembrado”. O envio semanal ou mensal de uma newsletter é ideal para manter os clientes atualizados das últimas promoções ou produtos.
. Permita uma fácil identificação
Por vezes, os emails marketing vão parar à caixa de spam. Ao escolher um email em que o nome da sua empresa esteja incluído, será mais fácil para os seus clientes perceber que aquela foi informação solicitada por eles. Esta fácil identificação também permite que os clientes se lembrem da marca, mesmo sem abrir a campanha de email marketing.
. Permita a resposta
É de evitar a utilização de emails “no reply”, ou seja, emails que não permitem a resposta direta. Para além de tornar a sua comunicação muito mais impessoal, ativam mais facilmente os filtros de spam. Lembre-se que a era das comunicações automatizadas já acabou. Hoje em dia é essencial fazer o cliente sentir-se especial.
. Use o logotipo da sua empresa
Já sabe que uma imagem vale mais do que mil palavras. Por isso mesmo, a melhor forma de levar os clientes à identificação da sua marca é incluir o logotipo na campanha de email marketing. Para além disso, todas as imagens devem ter uma descrição. Isto vai permitir que os seus clientes saibam de que se trata a imagem, mesmo que esta seja bloqueada.
. Concentre a atenção do leitor
Hoje em dia é muito fácil uma pessoa distrair-se enquanto está a ler alguma coisa online. Existem muitas outras coisas a competir com a newsletter da sua empresa. É por isto que o seu texto deve estar concentrado todo numa única coluna. Isto permite uma leitura facilitada ao seu cliente.
. O número certo de elementos
É muito importante que a sua campanha de email marketing tenha um design equilibrado. Não deve ter nem demasiado texto nem demasiadas imagens. De acordo com a plataforma de envio de newsletters, Mailchimp, o ideal é ter 80% de texto e 20% de imagens.
. Informação concisa
É importante perceber qual é o assunto que quer comunicar na sua newsletter. Isto vai ajudá-lo a manter o foco na criação de conteúdo. Seja conciso e simples. O seu cliente deve perceber imediatamente que assunto está a ser comunicado.
. Inclua as informações de contacto
A maioria dos serviços de envio de newsletters permitem a criação de um rodapé onde deve inserir as informações da sua empresa. O contacto é uma das informações que não deve faltar. O seu cliente deve ter todo o processo de comunicação o mais simplificado possível.
. Informação revista
Antes de proceder ao envio da campanha de email marketing peça a um colega – ou vários – para a lerem. Isto porque é fácil deixarmos passar erros ou gralhas que não queremos que cheguem aos nossos clientes. Afinal, duas ou três cabeças pensam melhor do que uma!
. Unsubscribe
Este é o tópico que todos querem evitar referir quando se fala de campanhas de email marketing. No entanto, no final de uma newsletter deve ter sempre presente a opção para deixar de receber estes emails. Para além disso, pode também incluir uma opção para atualizar o perfil de cliente. Isto vai permitir a redução de clientes insatisfeitos.
. Analise os resultados da campanha de email marketing
A maioria dos serviços de envio de newsletters permite a análise dos resultados de uma campanha de email marketing. Isto vai permitir-lhe perceber quem recebeu a sua newsletters e quantas pessoas abriram o email, por exemplo. Ao analisar a sua campanha de email marketing, vai conseguir ter uma visão mais correta sobre diversos aspetos sobre o seu público. O dia, hora e até o tipo de conteúdos que mais resultam são apenas alguns deles.
Apesar de parecer simples, a preparação de uma estratégia de marketing digital envolve um processo trabalhoso. E o envio de campanhas de email marketing, enquanto parte desta estratégia, não é diferente.
Por isso mesmo, não se esteja a preocupar com estes assuntos!
Deixe que sejam profissionais experientes a tratar da comunicação online da sua empresa!