7 Dicas para Criares o teu Primeiro Website WordPress

7 Dicas para criares o teu primeiro website WordPress
Facebook 0
Google+ 0
Twitter
LinkedIn 0

Criar um blog ou website WordPress pode ser confuso para quem é inexperiente nesta área.

Antes de tudo: respira! É normal estares preocupado! A intenção deste artigo é precisamente essa: ajudar-te a criar o primeiro website WordPress!

Nós vamos explicar-te de forma simples tudo o que precisas de saber para criares um site seguro e à tua medida. Vamos passar à ação?

1. Escolhe e estuda o teu tema

Este é sempre o primeiro desafio para criar um website WordPress. Esta plataforma disponibiliza um infindável número de temas que podes escolher... e isso pode ser um problema!

A boa notícia é que existem uma série de temas já testados e que são facilmente customizados. Estes são ideais para quem  está a criar o primeiro website!

Para além disso, precisas de um page builder que consiga ajudar-te a responder às tuas necessidades. O Elementor, Divi ou Genesis são ótimos exemplos! Estes plugins têm uma utilização muito intuitiva e não requerem grandes conhecimentos de programação. Para além disso são gratuitos e oferecem várias dicas que te vão ajudar.

Antes de escolher o tema é necessário que percebas como é que este funciona e como podes personalizá-lo à tua medida. Este passo pode ser feito de duas formas:

a) Explora o guia de instalação

Esta é uma excelente forma de conseguires saber mais sobre um tema. Aqui vais conseguir saber como fazer download, como instalar e como o personalizar.

Para além disso, este guia também inclui as perguntas frequentes que são uma ótima ajuda para quem está a começar. Quando não encontrares a solução para o teu problema, o serviço de apoio ao cliente pode ajudar-te.

b) Procura o painel de discussão

Uma comunidade ativa deve ser um aspeto crucial para a escolha de um tema.

Enquanto o apoio ao cliente te vai ajudar com personalizações mais pequenas, a comunidade de utilizadores vai mostrar-te customizações mais ambiciosas. Para além disso, esta também é uma excelente forma de conheceres plugins e ferramentas que podem melhorar o aspeto e performance do teu website WordPress.

2. Protege o teu trabalho com backups do teu website WordPress

Antes de começares a trabalhar com websites é importante que saibas que é essencial fazer backup do teu site. Por vezes existem erros que podem criar problemas no site e com um backup podes resolver facilmente a situação.

Existem três formas de fazer backups:

a) Escolhe um alojamento que ofereça este serviço. O SiteGround, por exemplo, faz backups diários de forma automática. Isto permite que consigas restaurar o teu website numa questão de cliques!

b) Faz o teu próprio backup com um servidor FTP. Assim podes transferir manualmente os ficheiros do servidor para o teu computador.

c) Faz download de um plugin para backups, como o UpdraftPlus ou o BackupBuddy.

3. Otimiza o teu website para os motores de busca

Tal como em qualquer outro website WordPress, acreditamos que o teu objetivo é conseguir mais visitas. Para isso é essencial que tenhas o teu site otimizado para motores de busca! Esta técnica chama-se SEO - Search Engine Optimization.

Com estas duas dicas vais conseguir otimizar o teu site de uma forma super simples:

a) Faz download de um plugin para otimização SEO

Existem centenas de plugins de SEO para websites WordPress, mas o mais popular é o Yoast.

Esta é a solução ideal para iniciantes porque junta tudo o que precisas para otimizar o teu website. Para além disso, tem uma utilização muito intuitiva!

Para fazeres download de um plugin SEO segue estes passos:

Plugins > Adicionar Novo > Pesquisa “SEO” > Instalar Agora

A seguir basta ativar o plugin e seguir as instruções para garantir que tudo corre bem!

b) Ajusta as definições das ligações permanentes

De acordo com o Yoast, uma estrutura de permalinks direta é ideal para SEO. Para conseguires melhores resultados é importante que insiras a tua keyword principal!

Ajustar a tua estrutura de permalinks no WordPress é simples:

Opções > Ligações Permanentes > Nome do Artigo

7 Dicas para criares o teu primeiro website WordPress

4. Mantém o teu website seguro

A segurança do teu website WordPress deve ser uma das principais preocupações. Este ponto é muito simples!

Com estes três passos vais conseguir fazer isto num instante:

a) Cria uma password forte

Quando crias um site, o WordPress dá-te automaticamente um username e uma password. Estes devem ser alterados logo que possível!

Manter estes dados de acesso torna mais fácil para os hackers forçarem o acesso ao website.

Criar uma password segura implica escolher uma diferente de qualquer outro log in e combinar números, letras e símbolos. O password generator é uma ferramenta que te pode ajudar nesta tarefa.

b) Atualiza o teu website regularmente

Atualizar os plugins e temas regularmente acaba com eventuais vulnerabilidades na segurança do teu website WordPress.

Como podes ver na imagem abaixo, o WordPress notifica-te sempre que existem atualizações por fazer. Tudo o que precisas de fazer é clicar em Atualizar. No caso dos plugins este processo pode ser feito em massa.

Outra dica importante: faz sempre backup do website antes de fazeres atualizações. Desta forma, se a atualização tiver algum defeito ou não for compatível com o teu website, podes restaurar a versão anterior e tudo volta ao normal!

Alguns alojamentos oferecem soluções para atualizações automáticas. Este serviço pode poupar-te algum tempo e eliminar as preocupações das atualizações manuais.

c) Instala um plugin de segurança

Da mesma forma que o teu computador está protegido por um antivírus, o teu website também precisa de proteção.

Os plugins mais populares são o Wordfence e o All in One WP Security and Firewall. Ambos são gratuitos e extremamente eficazes.

Nota: existem versões pagas destes plugins que te podem dar uma segurança premium.

5. Instala apenas os plugins essenciais

Se estás a trabalhar pela primeira vez com o WordPress é normal que faças algumas pesquisas para evitar erros e conhecer as melhores práticas. Isso é ótimo!

Nessas pesquisas provavelmente vais encontrar vários artigos sobre os melhores plugins para esta plataforma de criação de websites. Estes artigos são ótimos para conheceres algumas destas ferramentas.

No entanto, um elevado número de plugins não é necessariamente uma coisa boa. Regra geral até é o contrário!

Escolhe apenas os plugins essenciais para a otimização do teu site e para criares uma boa experiência de utilização.

Instalar mais do que os plugins necessários vai tornar o teu site mais lento. Para além disso, estes podem tornar o teu website WordPress vulnerável.

Qualquer plugin que não esteja atualizado pode ser a porta de entrada para um hacker e até gerar pequenos problemas no funcionamento do site.

Dica: Faz download apenas de plugins de alta qualidade e que sejam de fontes fiáveis que fazem atualizações frequentes!

6. Controla as visitas do teu website WordPress com o Google Analytics

O WordPress é uma ferramenta muito completa em várias áreas. No entanto, a análise de dados não é uma delas!

A boa notícia é que existem vários plugins que vão tornar mais fácil a análise de resultados do teu website.

A forma mais comum de ter acesso a estas informações é com a criação de uma conta no Google Analytics.

Nesta plataforma vais conseguir acompanhar todos os dados do teu website. Mas também podes instalar um plugin que vai permitir que tenhas acesso a todas estas informações mal faças log in.

7. Encoraja a interação

Ao criares o teu website WordPress vais começar a ganhar leitores e seguidores. Estes vão querer saber mais informações sobre os teus produtos ou serviços. Para isso, precisas de ter uma forma fácil para entrarem em contacto contigo.

a) Adiciona um plugin de formulário de contacto

WP Forms e Contact Form 7 são boas opções para criar formulários de contacto no teu website WordPress. Podes usar templates já feitos ou personalizar e criar o teu próprio formulário.

b) Cria várias formas de contacto

O mais comum é ter a informação de contacto, como email e telefone no website. Mas também pode ser bom para o teu negócio ter um chat online.

O Tawk.To é um plugin que cria um chat no teu website. Assim, os utilizadores podem entrar em contacto contigo de forma mais direta. As mensagens podem até ser enviadas para um número de telemóvel para que consigas responder de forma mais imediata.

Estas sete dicas são essenciais para quem está a começar a lidar com o WordPress. Se seguires estes passos vai ser mais fácil criares um website funcional e que responda às tuas necessidades!

Preferes contratar ajuda externa para criar o teu website WordPress?

Na euDigital somos especialista na criação de websites dinâmicos, funcionais e que permitam uma boa experiência de utilização!