Erros de marketing digital mais comuns nas PME’s

Erros de marketing digital mais comuns nas PME’s

Se tem uma pequena ou média empresa, este artigo é para si! Está na hora de investir numa estratégia de marketing digital!

De certeza que já sabe que o mundo online é onde precisa de estar para conseguir fazer a sua empresa crescer.

Sabia que… os portugueses passam mais tempo a navegar na Internet do que a ver televisão?

Pois é, o mundo mudou e é preciso adotar novas estratégias para conseguir fazer o seu negócio destacar-se. Como? Através do marketing digital!

Mas, por vezes não é fácil para pequenas e médias empresas conseguirem ter uma estratégia de marketing digital eficaz. Conheça alguns dos erros mais comuns que deve evitar:

1. Ignorar que a maioria dos clientes está online

Este é um dos maiores erros que pode cometer.

Acredite, os seus clientes estão online. E, provavelmente, estão à procura de soluções na sua área de negócio.

Os portugueses passam, em média cinco horas por dia online. Sabe o que é que isto quer dizer? Deveria estar a aproveitar estas cinco horas para promover a sua marca!

Não vale a pena reclamar que o seu negócio não cresce! Só precisa de meter mãos à obra e começar a criar a estratégia de marketing digital da sua empresa.

2. Não investir num website profissional

Não ia aparecer à frente de um cliente de pijama, certo? Então porque é que recebe os seus clientes online com um website sem qualidade?

Mas, por acaso, até acha que o website da sua empresa está bom. Então, responda a estas questões:

1.) Existem imagens sem qualidade ou distorcidas?

2.) As páginas demoram a carregar?

3.) O website não aparece corretamente no seu smartphone.

9 Passos para Criar um Website de Sucesso

Se a resposta foi sim a qualquer uma destas perguntas, então está na hora de mudar! Estes erros estão a fazer com que potenciais clientes abandonem o website da sua empresa.

Só com estas mudanças é que vai conseguir que todos os pontos da sua estratégia de marketing digital funcionem corretamente.

 

3. O seu website estar de forma profissional no Google

Vamos pensar: sempre que quer saber mais sobre um assunto, qual é a primeira coisa que faz? Provavelmente a sua resposta vai ser: pesquisar no Google.

E isto é exatamente o que os seus potenciais clientes fazem quando procuram empresas como a sua.

Mas…

O seu negócio aparece na primeira página do Google quando se pesquisa pelo nome da empresa?

Quando aparece, as descrições e títulos são profissionais?

Se a sua resposta for não para qualquer uma das seguintes perguntas, temos um caso grave em mãos! Estas duas pequenas coisas levam a que os seus clientes percam confiança na sua empresa.

 

O que pode fazer para melhorar?

Trabalhar o SEO. E provavelmente está a pensar: mais uma sigla complicada. Nada disso, o Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca é que vai fazer o website da sua empresa subir alguns lugares na pesquisa orgânica.

Trabalhar o SEO de um website é uma das partes mais importantes do marketing digital!

4. Contratar pessoas sem formação para gerir o seu perfil online

Erros de marketing digital mais comuns nas PME’s

Antes de pensar que qualquer pessoa que tenha uma conta no Facebook pode tratar da presença da sua empresa online pense numa coisa: isto é um erro enorme!

É muito comum, nas pequenas e médias empresas, que as redes sociais sejam entregues a um funcionário. Deixar o seu perfil online nas mãos de alguém sem conhecimento pode ser prejudicial para a sua empresa.

Hoje em dia, trabalhar estas plataformas implica muito mais do que apenas partilhar conteúdo. Por isso mesmo, deixe esse trabalho nas mãos de profissionais de marketing digital. Os resultados vão falar por si!

5. Não se interessar por saber mais sobre a Internet e o Marketing Digital

Ser gestor de uma empresa não é fácil, nós sabemos.

No entanto, ignorar completamente o conceito de Internet e Marketing Digital não é uma solução.

Não é preciso que se torne um especialista na área, mas é importante ter os conhecimentos básicos para conseguir perceber quando alguém falar de SEO ou estratégias de marketing digital. Até porque, para quem não tem qualquer conhecimento na área, é muito fácil achar que um amador é especialista. E isto pode vir a custar-lhe muito dinheiro!

Uma estratégia de marketing digital é um investimento essencial para pequenas e médias empresas. Mas, como já dissemos, pode deixar isso nas mãos de profissionais.

Na euDigital vamos criar um plano à medida da sua empresa e dar um novo impulso ao seu negócio no mundo online.