Guia de Iniciação ao Google Trends

O Guia de Iniciação ao Google Trends | euDigital - Agência de Marketing Digital Porto
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O Google Trends é uma das ferramentas de marketing digital da Google. Mas afinal, para que serve e como funciona? Nós explicamos tudo o que precisas de saber!

A Google tem algumas ferramentas que te podem ajudar a otimizar a tua estratégia de marketing digital. No artigo “As Melhores Ferramentas de Marketing Digital do Google” falamos-te de algumas delas, entre as quais está o Google Trends.

Esta ferramenta, tal como o Keyword Planner, pode ser uma grande ajuda na pesquisa de keywords. No entanto, é importante perceber que uma não substitui a outra. O ideal é combinar o Trends e o Keyword Planner.

Mas, afinal, para que serve o Google Trends?

O que é o Google Trends?

O Google Trends está longe de ser uma novidade. Esta ferramenta gratuita da Google conta já com mais de dez anos. Este é mais uma das ferramentas criadas para ajudar empresas e copywriters a saber o que o público procura.

O Trends permite acompanhar o nível de pesquisas de uma palavra-chave ao longo de período até cinco anos. Esta plataforma mostra os termos de pesquisa populares e as suas tendências.

Aqui podes avaliar a popularidade de uma keyword ou comparar várias. Esta pesquisa pode ser feita numa região específica e em vários idiomas. Para isso, só precisas de escolher a opção do país para o qual queres publicar.

A informação é obtida em formato de gráfico. Isto facilita a interpretação da mesma. Basta olhar para o gráfico e é muito fácil perceber a tendência de pesquisa de um determinado termo. É preciso ter em conta que os resultados mostram tendências e não valores exatos, como acontece no Keyword Planner.

Resumindo de forma muito resumida: O Google Trends vai apresentar-te o nível de pesquisas, numa escala de 0 a 100, das keywords inseridas.

Como funciona o Google Trends?

É muito simples utilizar esta ferramenta da Google. Mas, para quem está a testar pela primeira vez, nós explicamos tudo direitinho!

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Este é o aspeto da página inicial.

Logo no cabeçalho, o Trends permite-te inserir um termo para começares a tua pesquisa. No entanto, esta plataforma também te mostra alguns exemplos e tendências de pesquisa atuais.

Vamos, por exemplo, ver os resultados para a keyword “marketing digital”.

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Neste caso estamos a analisar a popularidade da keyword em Portugal, nos últimos 12 meses.

O Trends também nos mostra quais são os distritos com maior pesquisa.

Mais abaixo aparecem também os tópicos relacionados. Estes são diferenciados segundo três categorias: Top. Rising, Breakout.

O Google Trends exclui dos resultados as pesquisas feitas por poucas pessoas e as duplicadas. A ferramenta só analisa os dados de termos populares, ou seja, as keywords com pouco volume de procura não são apresentados. Por outro lado, o Trends também elimina pesquisas repetidas que sejam feitas pelo mesmo utilizador durante um curto espaço de tempo. Este dois fatores permitem que sejam apresentadas apenas as tendências.

Um aspeto que pode ajudar a aprofundar a pesquisa são as categorias. Aqui podes escolher a área em que a tua pesquisa se insere. As opções apresentadas vão desde alimentação, animais de estimação, arte, casa, desporto a ciência, por exemplo.

O Trends permite-te também definir o local onde queres analisar as pesquisas. Para além da pesquisa Web do Google, podes escolher a pesquisa de imagens, de notícias, shopping ou Youtube.

Como é que o Google Trends pode ajudar?

O planeamento faz parte da estratégia de qualquer profissional de marketing. O Google Trends é uma ótima ajuda no caso de SEO e marketing de conteúdo! Esta ferramenta oferece-te uma visão geral muito completa dos termos mais pesquisados do mercado!

Mas, para além de acompanhar as tendências, também podes usar o Trends para comparar keywords e escolher conteúdos a publicar.

Nos explicamos-te como podes utilizar esta ferramenta e analisar os dados que ela te dá!

1. Inspiração para conteúdos

Com esta plataforma consegues procurar temas relacionados e perceber se são uma tendência de pesquisa ou não. Isto ajuda-te a criar conteúdos mais direcionados e que atingem exatamente quem queres.

2. Fazer comparações

Com o Trends consegues comparar keywords semelhantes e perceber em qual vale a pena investir.

Vamos imaginar o caso de um artigo sobre calçado. Será melhor utilizar “sapatilhas” ou “ténis”? Este género de questões podem ser respondidas pela plataforma!

A melhor parte é que podes perceber a sazonalidade das keywords e perceber que conteúdo resulta melhor em determinada altura.

3. Encontrar tendências

Esta plataforma permite acompanhar o crescimento das pesquisas relacionadas com a tua área de negócio. Podes utilizar o Trends para pesquisar termos relacionados com a tua marca e analisar a sua popularidade.

Para além disso, esta ferramenta ajuda-te a encontrar formas de utilizar as keywords na elaboração de conteúdos.

Outra parte muito útil é perceber quais são as tendências atuais ou de um ano específico. O Trends dá-te uma lista, logo na página inicial, dos temas quentes do momento. Mas também podes escolher analisar as pesquisas mais populares de um certo ano.

Resumindo…

Apesar não apresentar valores específicos, o Trends dá-nos informações muito úteis. Esta e uma excelente ferramenta que te pode ajudar a planear o calendário de conteúdos e perceber realmente quais são os assuntos que interessam ao teu público-alvo.

Como escolher as keywords certas?

As keywords representam um dos pontos mais importantes de uma estratégia de SEO – Search Engine Optimization. São estas palavras ou termos que permitem que os utilizadores encontrem os teus artigos, website, produtos, etc.

O truque para escolher as keywords certas está em combinar o Google Keyword Planner e o Trends.

O primeiro consegue dizer-te de forma específica o que os utilizadores estão a procurar e o segundo mostra-te a popularidade do tema. Não podia ser mais fácil 🙂

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