As redes sociais passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia. As pessoas usam estas plataformas para conhecer novas marcas e estarem mais próximas das suas preferidas. Isto faz com que a presença das empresas seja essencial nestas redes. Mas será que sabe como a sua marca pode ter sucesso nas redes sociais?
Conseguir destacar-se nestas plataformas nem sempre é fácil. O elevado número de seguidores pode não ser um indicador fiável. É importante que esses seguidores vejam as suas publicações e sejam redirecionados para o website, de forma a gerar leads.
Mas não se preocupe, com algumas regras é fácil conseguir uma boa gestão de uma página nas redes sociais. Vai encontrar tudo o que precisa de saber nos tópicos abaixo:
1. Não seja egocêntrico
Sim, é verdade, a sua marca está nas redes sociais para conseguir mais leads. Mas isso não quer dizer que deva definir uma estratégia de vendas agressiva nestas plataformas. É importante fazer uma boa gestão entre publicações de produtos e serviços e outros assuntos que possam interessar aos seus potenciais clientes.
Não se limite a publicar os seus produtos. Publique também notícias sobre a sua área de negócio que possam ser de interesse geral. Para além disso, pode sempre partilhar GIFs e vídeos para conseguir uma maior atenção por parte dos seus seguidores. O importante é conseguir proporcionar uma boa experiência online a quem visita as suas páginas nas redes sociais.
2. Não deixe os seus clientes sem resposta
Este pode ser um dos maiores medos das empresas ao aderir às redes sociais. É comum vermos clientes a fazer comentários menos positivos nas páginas das empresas. No entanto, estes não podem nem devem ser ignorados.
Uma boa gestão de uma página online deve sempre incluir na sua estratégia a resposta a todos os comentários recebidos. Se recebeu um comentário negativo, tente proporcionar ao seu cliente uma solução. Isto mantendo sempre um tom prestável e educado. O facto de responder mostra aos restantes utilizadores que se trata de uma empresa séria. Este é uma das formas de garantir uma estratégia de sucesso nas redes sociais.
3. Seja consistente
Isto é essencial para a estratégia de qualquer empresa. Não só no que toca a marketing digital, mas também, por exemplo, de comunicação. É importante que as publicações sejam consistentes, que não pareçam de duas páginas completamente diferentes.
A melhor forma de garantir isto é fazer um plano para a gestão das páginas de cada uma das redes sociais em que está presente. O número de publicações e o tema de cada uma delas deve ser definido previamente. Uma ótima forma de o fazer é elaborar um cronograma para o espaço de tempo de três meses. Isto vai ajudá-lo a apresentar temas variados e não ser repetitivo, o que lhe vai garantir um maior sucesso nas redes sociais.
4. Foque-se nas redes sociais que são importantes para o negócio
A verdade é que, neste momento, existem demasiadas escolhas no que toca a redes sociais. Porém, isto não significa que tem de aderir a todas. De nada serve o seu negócio estar presente em dez plataformas diferentes se depois estas não são trabalhadas. Imagine que um cliente visita uma destas páginas e percebe que não são publicadas atualizações há mais de um mês. Isto dá uma péssima imagem à sua empresa.
Então o primeiro passo deve ser sempre definir quais são as redes sociais que são importantes para a sua marca. E como é que escolhe? Muito simples, tem de perceber em quais é que os seus clientes estão presentes. Afinal, é para eles que está a publicar!
5. Avalie os resultados
É importante que não se limite a fazer publicações nas suas páginas das redes sociais. A avaliação dos resultados faz sempre parte de uma estratégia de marketing digital. Como tal, não a deve deixar de fora da gestão das redes sociais.
Existem várias ferramentas que pode utilizar. As próprias redes sociais permitem que veja o alcance de cada publicação partilhada. No entanto, o Google Analytics é outra ferramenta que deve utilizar. Aqui vai poder saber quantas pessoas foram direcionadas para o seu website através de cada uma destas plataformas, por exemplo.
A gestão de sucesso nas redes sociais nem sempre é fácil. Mas com estas 5 regras será mais fácil conseguir que a sua marca se torne um exemplo nesta área. Mas, o melhor mesmo é não se chatear com isto!
Nós vamos gerir as redes sociais da sua empresa por si!