O mundo do marketing digital exige constantes mudanças e atualizações. Uma vez que as plataformas online e o comportamento dos consumidores estão longe de serem estáticos, é necessário uma constante atualização na sua estratégia de marketing digital. No entanto, não é difícil definir um plano para alcançar o sucesso no mundo online.
Para definir um plano de marketing digital para um empresa é essencial que este preveja revisões de tempo a tempo. Mas existem sempre estratégias base que pode usar para conseguir que a sua empresa se destaque online.
Na euDigital acreditamos que existem 6 aspetos a ter em conta para conseguir vingar no mundo virtual este ano.
1. Vídeo, o novo protagonista
A publicação de conteúdos em formato vídeo foi apontada como uma das principais tendências para 2017, principalmente nas redes sociais. Aliás, esta tendência já era bem clara durante 2016. Tudo aponta que os vídeos sejam uma das melhores formas para captar a atenção dos seguidores e conseguir um novo sucesso no mundo online.
No entanto, é necessário ter em atenção que o vídeo não substitui nem vai substituir o conteúdo escrito. As empresas precisam de manter os dois tipos de conteúdo de uma forma equilibrada.
Mas, dentro do vídeo, a transmissão em direto é quem consegue mais destaque para este ano. Existem vários momentos em que podes dar uso a esta ferramenta nas redes sociais. Um vídeo em direto é uma ótima forma de apresentar novos produtos e serviços, criar tutoriais para um produto mais complexo, partilhar reações em tempo real ou até mesmo testemunhos de clientes ou mostrar o mundo da empresa.
2. As redes sociais enquanto parte do sucesso no mundo online
Isto é uma parte óbvia, mas que vale sempre a pena relembrar. Durante este ano, é absolutamente essencial que profissionais e empresas continuem a manter uma presença ativa nas redes sociais.
O Facebook, LinkedIn e, em certos casos, o Instagram, são ferramentas essenciais para uma boa estratégia de marketing digital e para alcançar o sucesso no mundo online.
Muitos especialistas consideram que a consolidação de redes sociais aconteceu durante o ano passado. Enquanto até agora vimos constante novas plataformas a serem criadas, é certo que as três acima referidas são as mais importantes.
3. Mantém a comunicação com os teus clientes
A era digital abriu as portas à possibilidade de uma comunicação constante. E as empresas devem aproveitar estas ferramentas para criar uma relação mais próxima com os seus clientes.
O email é uma das soluções mais comuns. As empresas comunicam com os seus clientes ou potenciais clientes através de newsletters – email marketing. Esta é uma ótima forma de apresentar novidades ou promoções. Apesar de rápido e barato, é necessário ter alguns cuidados para garantir o sucesso de uma campanha de email marketing.
No entanto, as redes sociais também permitem esta interação com clientes. As pessoas procuram, cada vez mais, formas de comunicação mais privadas. Por isso mesmo, é importante estabelecer relações com os seguidores.
4. Publicidade nas Redes Sociais
Muitas empresas continuam a resistir à publicidade online. No entanto, estes são extremamente eficazes e têm um custo mais baixo do que no marketing tradicional.
As redes sociais oferecem a oportunidade de criar publicidade online a baixo custo. E estas oportunidades devem ser aproveitadas pelas empresas para conseguir aumentar a sua plateia. Tal como acontece na maioria das plataformas de anúncios online, as redes sociais permitem uma segmentação do público-alvo. Isto não é só uma ótima oportunidade para angariar novos seguidores, mas uma forma de estudar o mercado.
Outra vantagem muito importante da publicidade online é permitir que sejam feitos testes. Isto é uma ótima forma e perceber qual é a mensagem que funciona melhor para o público-alvo de uma marca. Com esta avaliação das suas campanhas online vai perceber o que precisa de mudar para conseguir um novo sucesso no mundo online.
5. Estudo de mercado online
Ao estar presente no mundo online, uma marca tem oportunidade de conhecer melhor os seus potenciais clientes. Por exemplo, redes sociais – como o Facebook ou LinkedIn – permitem perceber qual foi a interação dos seguidores com determinada publicação. Para além disso, permitem um feedback em tempo real, através de likes, comentários e partilhas.
Ao analisar este feedback é mais fácil perceber quais são os conteúdos e temas que despertam a atenção dos seguidores. O truque para conseguir uma boa presença nas redes sociais e sucesso no mundo online é conseguir equilibrar publicações direcionadas para a venda e conteúdo interessante para o público da marca.
6. O mobile é o futuro
Não existe dúvida nenhuma que o mobile é o caminho para o sucesso no mundo online. Atualmente, os smartphones e tablets são as ferramentas de pesquisa mais utilizadas pelos utilizadores da Internet. Por isso mesmo, é essencial que uma marca pense e aja de uma forma responsiva.
Para além da necessidade de ter um website responsivo, as empresas têm de levar o mobile mais além. A criação de publicidade online também deve ser pensada para dispositivos mais pequenos. Para isto, a aplicação Google Mobile Ad Network é a melhor solução. Esta permite criar anúncios pensados para serem apresentados em smartphones e tablets.
A criação de aplicações – apps – é outro investimento que pode trazer grandes vantagens a uma empresa. Estas aplicações podem ser uma excelente forma de começar um negócio online. Para além disso, as aplicações podem ser usadas para a partilha de tutoriais ou notícias relacionadas.
Não existe dúvida que o futuro das empresas passa pelo mundo online. No entanto, isto pode ser confuso para pessoas que não estão habituadas a lidar com o mundo virtual.
É muito comum vermos as pequenas e médias empresas a cometerem erros na sua presença online por não terem uma estratégia de marketing digital definida.
Estamos aqui para dinamizar e otimizar a presença das empresas online!
Estamos aqui para dinamizar e otimizar a presença das empresas online!