
Hoje vamos apresentar-te uma das melhores ferramentas de análise web: o Google Search Console!
Esta ferramenta está longe de ser uma novidade! Na verdade, o Google Search Console já existe há mais de dez anos. No entanto, até ao início deste ano, chamava-se Google Webmaster Tools.
Apesar de ser uma fonte importantíssima de informação, o Search Console ainda é um segredo muito bem guardado.
Mas vamos lá perceber como podes tirar partido desta ferramenta para a tua estratégia de marketing de conteúdo!
O que é o Google Search Console?

Esta é a melhor forma de descobrir quais as keywords que os utilizadores usam para chegar ao teu website.
Para quem está habituado a criar conteúdo para a web isto pode parecer a função do Keyword Planner. Mas atenção, existe uma diferença muito importante!
O Google Keyword Planner dá-te uma estimativa da pesquisa de certas keywords. Esta é uma ferramenta importante para utilizar antes de começar a escrever um artigo e perceber que palavras-chave deves utilizar.
O Google Search Console funciona de forma retroativa. Isto quer dizer que recolhe informação do comportamento dos utilizadores e mostra-te quais são as palavras e expressões pelas quais o teu website é encontrado.
Esta ferramenta ajuda-te a monitorizar a presença e posição das diferentes páginas na pesquisa orgânica do Google!
Como usar o Google Search Console?
Hoje em dia o marketing de conteúdo engloba mais do que simples artigos para um website ou blog.
A proliferação de conteúdo online torna cada vez mais difícil para as empresas conseguirem uma boa posição nas pesquisas orgânicas. Ter conhecimentos de SEO – Search Engine Optimization – já não é um bónus, mas sim um requisito obrigatório!
O Google Search Console dá-te acesso a toda a informação que precisas para analisar o comportamento de pesquisa dos utilizadores.
Ao teres acesso a esta informação torna-se mais fácil criares conteúdo interessante para o teu público!
Após instalares o Search Console, o Google vai começar a recolher informação sobre o teu website.
Aqui encontras dados como o número de backlinks a apontar para o teu website e o número de links internos.
Mas a informação mais importante que esta ferramenta te dá são as keywords! Estes dados podem ser encontrados na opção Queries.
Nesta tab podes organizar as palavras-chave pelo número de impressões, cliques, taxa de cliques ou posição orgânica.
Identifica as melhores keywords para cada artigo

Outra opção do Google Search Console é a visualização das keywords pelas quais cada artigo foi encontrado pelos utilizadores.
Para isto, basta ires à opção Pages e clicar na página que queres analisar. Depois, só tens de voltar a clicar na opção Queries e vais ter a lista de keywords daquele artigo ou página.
Mais uma vez, podes organizar por número de impressões, cliques, taxa de cliques ou posição orgânica.
Esta informação é uma autêntica mina de ouro para a tua estratégia de marketing de conteúdo! Tens à tua frente a lista de keywords que os utilizadores utilizaram para encontrar o teu artigo.
É hora de meter mãos às obra!
Agora que tens na tua mão informação super importante, é hora de lhe dares uso!
Como? Através da otimização dos teus artigos!
O primeiro passo é comparar as keywords que usaste no artigo e aquelas que o Google Search Console te dá.
Depois desta análise, percebe quais são aquelas que geram melhores resultados e começa a editar o teu artigo.
Atenção!
Estes são os locais onde podes – e deves – trocar as keywords:
√ Títulos (H1)
√ Sub-títulos (H2 e H3’s)
√ Alt-Tag das Imagens
√ Meta description
√ Conteúdo do artigo
No entanto, aconteça o que acontecer não mudes o URL! Qualquer mudança no url pode causar a perda do histórico de tráfego dessa página.
Também deves ter em atenção para não colocares keywords em locais que não façam sentido.
Sim, é importante obter resultados e conseguir bom posicionamento na pesquisa orgânica, mas lembra-te que estás a escrever para pessoas. Textos sem sentido acabam por afastar os leitores!
O Search Console é uma ferramenta essencial para a análise da tua estratégia de conteúdo!
As informações obtidas permitem que cries artigos mais direcionado para o teu público-alvo e otimizes os seus resultados.
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