Google Analytics: o Melhor Amigo da Análise Web

Google Analytics: o melhor amigo da análise web - euDigital - Agência de Marketing Digital Porto
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Conhece o Google Analytics, a ferramenta que te vai ajudar a analisar os resultados da tua estratégia de marketing digital!

Uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing digital é a análise de resultados. Sem ela é impossível perceber que ações estão a gerar resultados ou quais delas precisam de mudanças.

O problema é que muitas empresas deixam este passo de lado e focam-se apenas no número de vendas. A falta de análise pode fazer com que se percam muitas oportunidades de negócio!

Provavelmente esta última frase vai fazer-te repensar o tempo que dedicas à análise web.

É aqui que entra o Google Analytics! Esta é uma ferramenta de análise gratuita que te vai ajudar a explorar o tráfego do teu website.

Vamos então começar a aprender sobre a ferramenta fantástica que é o Google Analytics?

A importância das métricas

A definição e acompanhamento de métricas é um ponto crucial de qualquer estratégia de marketing digital.

É importante que consigas perceber se as visitas ao teu website estão a aumentar, quais são os artigos mais lidos ou as páginas mais visitadas e quanto tempo os utilizadores passam em média em cada página, por exemplo. Para além disso, também é essencial saber quais são os principais canais que levam visitas ao website.

Ao analisar estas informações vais conseguir otimizar a tua estratégia de marketing digital de forma a melhorar os resultados obtidos. Por exemplo, ao perceber quais são os artigos mais lidos vais conseguir perceber quais são os estilos que mais agradam ao teu público. Assim, podes criar mais artigos dentro do mesmo género para atrair mais visitantes.

Ao implementar o Google Analytics no teu site vais conseguir ter acesso a estes dados de forma rápida e simples!

Google Analytics: como iniciar sessão

EuDigital - Agência de Marketing Digital - As melhores ferramentas de marketing digital do Google

Instalar o Google Analytics é muito simples!

Mas, para que não exista qualquer dúvida, nós vamos explicar-te passo a passo:

 

1. Aceda ao website do Analytics - analytics.google.com;

2. Se já estiver com o log in feito numa conta Google - como Gmail, por exemplo -, a página vai abrir automaticamente. Caso queiras associar outra conta, só precisas de fazer log out e entrar com a conta certa. 

3. Depois basta clicar no botão “Inscrever-se” e preencher as informações que vão aparecer na página. Estas são os campos que deves preencher:

Nome da Conta: esta é a identificação da conta de Analytics. Aqui pode escrever o nome do website/blog de forma a ser mais direto e intuitivo. Ex.: euDigital

Nome do Website: o nome do website que vais analisar. Ex.: euDigital

URL do website: o url do website que vais analisar. Ex.: www.eudigital.pt

Categoria do Setor: este campo não é de preenchimento obrigatório, mas pode dar-te jeito para os relatórios do Analytics que comparam outras empresas do mesmo setor.

Fuso Horário: Não é obrigatório, mas é uma opção importante e que deves ter cuidado para preencher corretamente. Este campo pode ajudar-te a perceber os hábitos dos teus visitantes.

Definições de partilha de dados: Todas as definições estão bem explicadas mas de uma forma muito geral vão permitir que o Google analise os dados do teu website. No entanto, a escolhas em relação à partilha de dados ficam ao teu critério.

 

Depois de preenchidos estes campos podes clicar em “Obter ID de Controlo” e aceitar os termos de compromisso para começar.

Google Analytics: Definições de administrador

Depois deste passo vais estar no separador de “Administrador”. Aqui vais poder ter acesso ao Tracking ID e Tracking Code.

O Tracking ID identifica a tua conta de Analytics para o site que estás a acompanhar. Se quiseres analisar mais do que um website, cada um deles vai ter o seu próprio Tracking ID.

Já o Tracking Code é o que vai permitir acompanhar todos os dados do teu website. Este código deve ser copiado e colado em todas as páginas que pretendem analisar. No entanto, há que ter cuidado com este processo!

 

Aviso: Não é aconselhável colar o código manualmente em todas as páginas, uma vez que pode levar ao aparecimento de erros. Para quem não percebe de programação existem três opções viáveis:

1. Contrata alguém com conhecimentos de programação para fazer este trabalho.

2. Utiliza o Google Tag Manager, um software gratuito que permite a integração do website com o Analytics de uma forma muito simples.

3. A terceira opção é para quem tem um website WordPress. Neste caso, basta fazer download do plugin do Google Analytics para WordPress. Este plugin vai instalar o código automaticamente.

 

De qualquer forma é aconselhável que deixes esta tarefa para um profissional.

Logo que o Tracking ID esteja instalado em todas as páginas, o Google Analytics vai começar a rastrear o tráfego das páginas do teu website.

Google Analytics: os menús

O Google Analytics é bastante intuitivo. Basta começares a explorar e vais conseguir trabalhar facilmente com esta ferramenta.

A plataforma divide-se em quatro menús principais:

Home

Aqui tens a lista de todas as contas/websites que estás a acompanhar. Ao clicar num deles és redirecionado automaticamente para a parte dos Reports desse site.

Customization | Personalização

Nesta tab podes criar os teus relatórios personalizados. Ao criares os teus próprios relatórios podes combinar e analisar os dados de forma diferente e que responda melhor às tuas necessidades.

Reports | Relatórios

É aqui que vais encontrar todos os dados de navegação do teu website.

Para facilitar, os Relatórios estão divididos em diferentes tópicos: Real-Time, Audience, Acquisition, Behavior e Conversions. Mas sobre isto vamos falar mais à frente!

Admin

Como o nome indica, esta é a parte dedicada ao administrador. Aqui podes encontrar o Tracking Code e Tracking ID e dar acesso a outras pessoas.

Google Analytics: as métricas

Está na hora de explicar ponto a ponto cada uma das métricas de análise do Google Analytics. Afinal, de nada te vale teres acesso às informações se não sabes o que cada uma significa!

A Audiência

Sessões ou Visitas

Corresponde ao número total de visitas que o teu website recebeu no período selecionado. Esta métrica é importante para teres a noção de quantas pessoas estás a atingir.

Utilizadores ou Visitantes únicos

Este é o número de pessoas que visitaram o website apenas uma vez no tempo definido. Este dado é importante para perceber a fidelização de visitantes.

Taxa de Rejeição

Esta métrica diz-te a percentagem de pessoas que saem do teu website depois de visualizarem apenas uma página.

Não tens de te assustar se este valor for elevado! Num blog, por exemplo, é normal que a taxa de rejeição seja elevada. As pessoas visitam o blog para ler o artigo que lhes interessa e depois saem.

Páginas por visitante

É o número médio de páginas que um utilizador visita no teu site. Esta métrica deve ser acompanhada em conjunto com a Taxa de Rejeição.

Um blog que esteja bem estruturado, com calls-to-action que convidem o leitor a visitar outros artigos, têm tendência a ter um número de páginas por visita mais alto e uma Taxa de Rejeição mais baixa.

Duração média por sessão

Esta métrica diz respeito ao tempo médio que os utilizadores passam no teu website.

Um blog ou site com artigos e informações completas e úteis que cativem os visitantes conseguem que estes passem mais tempo dentro do site.

A Aquisição

O Google Analytics também te dá informação sobre as fontes de aquisição. Esta tab permite perceber quais são os principais canais que levam visitantes ao teu website.

Pesquisa Orgância

É o número de pessoas que encontram o teu website, página ou artigo através de pesquisas por palavras chave nos motores de busca.

Por exemplo, se pesquisares agência de marketing digital no Google e clicares no website da euDigital vais contar como uma visita orgânica.

Social

Estas são as visitas provenientes das redes sociais, como LinkedIn, Facebook ou Instagram, por exemplo.

Ao analisar esta métrica consegues perceber quais são as redes sociais que estão a trazer mais visitantes e nas quais deves investir mais esforço.

Direta

Corresponde às visitas que chegam através de uma pesquisa direta, ou seja, digitam o URL do teu website na barra de navegação.

Referências

Estes são os visitantes que chegam ao teu website através de outro site.

Vamos usar como exemplo o Portfólio da euDigital. Lá podes ver os diversos trabalhos que já desenvolvemos. Se decidires visitar o website de um dos nossos clientes, vais contar como visita Referral.

O Analytics também permite que vejas quais são os websites que estão a levar visitas para o teu.

Pesquisa Paga

Corresponde às pessoas que visitam ao teu website depois de clicarem num anúncio nos motores de busca.

Fazes campanhas de Google AdWords? Então os resultados vão aparecer nesta métrica.

Email

Uma das ferramentas que podes utilizar para a divulgação de conteúdo é o envio de newsletters ou campanhas de email marketing.

Todos os utilizadores que vão ter ao teu website através das newsletters que envias vão estar aqui.

O Comportamento

Outra informação importante são as páginas que são visitadas dentro do teu website.

Esta métrica é importante para saberes quais são os conteúdos ou artigos que mais visitas levam ao website.

Para teres acesso a estes dados basta ires à tab Behavior > Site Content > All Pages. 

Aqui vais encontrar uma lista das páginas mais visitadas com informações como o número de visualizações, tempo de permanência e taxa de rejeição para cada uma delas, por exemplo.

Agora que já sabes como o Google Analytics é importante está na hora de o incluires na tua estratégia de marketing digital.

Isto tudo parece-te um bicho de sete cabeças? Não te preocupes, podes sempre contratar os nossos serviços!

Na euDigital tratamos o Google Analytics por tu e somos especialistas na análise de resultados online.

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