7 Aspetos Essenciais numa Estratégia de Marketing Digital

7 Aspetos Essenciais numa Estratégia de Marketing Digital
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Criar uma estratégia de marketing digital está longe de ser uma tarefa simples! Conseguir visibilidade online implica uma série de aspetos que tens de ter em conta.

Mas não desesperes!

Antes de começares a trabalhar na presença online da tua empresa é importante que saibas que existem agências de marketing digital que podem fazer este trabalho por ti.

Mas vamos passar ao que interessa! Estes são alguns dos pontos que não podes ignorar numa estratégia de marketing digital:

O website da tua empresa merece especial atenção. Lembra-te que este é a cara da empresa online!

É importante que tenhas em conta vários parâmetros: aspeto, funcionalidade e design responsivo.

Webdesign

O webdesign de um site é extremamente importante. É importante que a tua tela online seja agradável e que cause uma boa primeira impressão aos utilizadores. Um website visualmente bonito e equilibrado ajuda a criar uma relação de confiança com os clientes!

Funcionalidade

Mas a imagem não é tudo!

De pouco vale ter um website bonito se este não funcionar ou for demasiado confuso.

Cria uma hierarquia de informações e define que conteúdos queres ter em cada página. Para além disso, é importante que todos os links e botões estejam a funcionar em perfeitas condições.

Outro aspeto importante é a rapidez de carregamento. Há que ter em atenção o tamanho das imagens!

Design Responsivo

Por fim, um dos tópicos mais abordados no mundo online: ter um website com design responsivo!

Esta é uma das tarefas em que uma agência de marketing digital te pode ajudar! É absolutamente essencial ter um website adaptado para os dispositivos móveis.

Já é mais que sabido que um número cada vez maior de pessoas utilizam o smartphone para fazer pesquisas online. Não ter um website responsivo é dar um tiro no próprio pé!

euDigital a agência de marketing digital que precisa - Desenvolvimento Web

Queres saber mais sobre websites? Lê os 9 Passos para Criar um Website de Sucesso!

Cio, CEO, Céu. Não importa como dizes SEO, o que interessa é que conheças a sua importância numa estratégia de marketing digital.

Conquistar uma posição de destaque nos motores de busca não é fácil e envolve uma série de procedimentos de otimização SEO. Design do website, conteúdo e estrutura de links são três aspetos que não podes ignorar.

Design do website

A qualidade do website da tua empresa é um dos fatores que o Google analisa. Websites rápidos e responsive são valorizados e são um aspeto essencial para conseguires os primeiros lugares na pesquisa orgânica.

Conteúdo

O conteúdo é rei!

O Google adora conteúdo novo e original e valoriza os websites que o produzem. A melhor forma de garantir que cumpres este requisito é com um blog ou uma página de notícias. Mas atenção, não basta escrever qualquer coisa!

Lê tudo o que precisas de ter em conta aqui.

Estrutura de links

A quantidade e qualidade dos links que apontam para o teu website também é importante. O Google encara isto como referências positivas ao teu site.

Os links podem ser internos ou externos. Os internos são as ligações que crias entre as diversas páginas. Já os links externos são de outros websites que criam um link para o da tua empresa.

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Sabe mais sobre este tema no artigo Estratégia de SEO: Tudo o que precisas de saber

O copywriting não envolve apenas escrever artigos.

O copy está - ou pelo menos deve estar - envolvido em todos os materiais promocionais de uma empresa, tanto online como offline.

Numa estratégia de marketing digital, o copywriter vai estar envolvido em diferentes partes do processo. Website, blog, redes sociais e campanhas de email marketing são alguns exemplos.

Conquistar a atenção dos utilizadores online é cada vez mais difícil. Existem demasiadas distrações para que as pessoas se consigam focar durante algum tempo tempo na mesma página. Por isso mesmo, é essencial saber como escrever textos para a web.

Estas são algumas dicas que te podem ajudar nesta tarefa:

  • Mantém um tom pessoal e informal;
  • Usa uma linguagem simples;
  • Escreve frases e parágrafos curtos;
  • Divide o texto em sub-títulos;
  • Inclui imagens;
  • Usa hiperligações.
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Tens um blog? Nós explicamos como escrever um artigo - não te esqueças da parte 2!

As campanhas de Adwords são uma excelente forma de conseguir mais resultados online. 

O Google Adwords é um serviço de publicidade online. Quando fazes uma pesquisa neste motor de busca, os primeiros resultados que aparecem são anúncios. Esses websites aparecem porque licitaram a palavra-chave que procuraste.

euDigital - Agência de Marketing Digital - Campanhas de Google AdWords

Explicado uma forma muito simples, o Google Adwords é leilão online. Cada empresa define um valor para uma keyword e sempre que essa palavra-chave é pesquisada o Google analisa todas as licitações.

Para conseguires boas campanhas de Adwords é necessário que escolhas bem as keywords. Para isso podes recorrer ao Keyword Planner. Esta ferramenta da Google mostra as palavras-chave pesquisas, o volume de pesquisas, concorrência e o lance sugerido.

O ideal é deixar as campanhas de Adwords para uma agência de marketing digital, assim consegues rentabilizar melhor o teu budget.

As redes sociais são outra parte essencial de uma estratégia de marketing digital. Podes achar que não, mas acredita, o teu público-alvo está online e está presente nestas plataformas!

A tua empresa não precisa de ter uma conta em todas as redes sociais. Hoje em dia existe uma oferta tão variada que é possível escolher quais as que melhor se aplicam ao teu negócio.

Enquanto ter uma página no Facebook é praticamente obrigatório, existem outras redes sociais que não são tão importantes para certo tipo de negócios. O LinkedIn é ideal para empresas B2B - Business to Business. Já o Instagram e Pinterest, por exemplo, são melhores para negócios direcionados ao consumidor final.

Conselhos para conseguires maior alcance para a tua empresa nas redes sociais:

  • Não publiques só produtos;
  • Partilha conteúdo interessante;
  • Publica diariamente;
  • Aposta no vídeo e imagem;
  • Investe em campanhas de gostos;
  • Cria interação com o público;
  • Responde aos comentários.
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Ao contrário do que muitos anunciaram, o email marketing está longe de morrer. Esta ferramenta é ideal para garantir que os clientes não se esquecem da tua marca!

As newsletters são uma boa forma de manter uma relação com os clientes da tua empresa.

Estas campanhas são fáceis de produzir e têm um custo relativamente baixo. Não faltam plataformas que oferecem a oportunidade de criar um layout ao teu gosto e com um preço muito baixo, ou até mesmo gratuito!

Dicas para campanhas de email marketing eficazes:

  • Escreve diretamente para o leitor;
  • Cria um formato responsivo;
  • Inclui imagens;
  • Escolhe um assunto interessante;
  • Resume a informação;
  • Inclui a opção unsubscribe;
  • Dá oportunidade de resposta;
  • Inclui os contactos da empresa;
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Queres saber mais sobre websites? Lê os 9 Passos para Criar um Website de Sucesso!

Qualquer estratégia de marketing digital deve incluir a análise dos resultados. Só assim é possível saber se os objetivos foram alcançados e as tuas ações resultaram.

Existem várias ferramentas online gratuitas onde podes fazer esta análise.

No caso do website, por exemplo, o Google Analytics é a escolha ideal. Esta plataforma permite-te saber aspetos como o número de visitastempo médio de cada sessão, número de páginas visitadas por sessão e taxa de rejeição.

Redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn, também fornecem dados estatísticos sobre a gestão das páginas. No caso do Facebook, já podes escolher quais os parâmetros que queres analisar e criar o teu próprio modelo de relatório.

Criar uma estratégia de marketing digital eficaz é uma tarefa complexa. No entanto, existem profissionais nesta área, como a euDigital, que te podem ajudar!

 

Ao contratar os serviços de uma agência de marketing digital vais garantir uma gestão profissional da presença online da tua empresa.

Queres saber mais sobre como a euDigital te pode ajudar?

Da gestão de redes sociais ao SEO, passando pelas campanhas de Adwords e pelas campanhas de email marketing, a nossa equipa está preparada para dar uma nova vida à tua empresa no mundo online!