Guia de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas #3

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Tudo o que precisas de saber sobre Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas!

Não te esqueças de ler:

Guia de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas #1 - As Vantagens

Guia de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas #2 - As Ferramentas

 

 

Agora que já conheces as vantagens e as ferramentas de uma estratégia de marketing digital para PME’s chegou a hora de falar sobre métricas de análise.

 

A análise deve fazer parte de qualquer estratégia. Só assim consegues saber que ações resultaram e quais precisam de ser alteradas.

 

Existem várias ferramentas que podes utilizar para a análise da tua estratégia de marketing digital. O Google Analytics, por exemplo, dá-te acesso a toda a informação sobre o tráfego do teu website. Já no que toca às redes sociais, a maioria disponibiliza relatórios e análises bastante completas.

 

No entanto, não basta olhar para os resultados apresentados. É importante que saibas quais são as métricas em que te deves focar. Este é o tópico da terceira parte deste conjunto de artigos sobre marketing digital para pequenas e médias empresas.

Métricas de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

1. ROI - Retorno sobre Investimento

O ROI é uma métrica que te vai ajudar a medir o lucro obtido com uma ação de marketing digital. Este é fundamental para conhecer o retorno gerado por um determinada ação de marketing, como uma campanha de publicidade no Google AdWords, por exemplo.

O ROI faz o balanço entre o investimento feito e os resultados obtidos com uma certa ação.

 

Como se calcula o ROI?

ROI = Receita Obtida - Valor Investido / Valor Investido

2. CAC - Custo de Aquisição por Cliente

Outra métrica importante é o custo de aquisição por cliente, isto é, quando custa à empresa cada novo cliente. O CAC diz-te quanto é que a tua empresa gasta para conquistar um cliente novo.

Para o cálculo do Custo de Aquisição por Cliente é importante incluir todos os custos envolvidos. Isto engloba os custos nos media, vendas, salários da equipa, etc.

Após apurado este valor só tens de somar todas as despesas de marketing e vendas durante um determinado período e comparar com o número de novos clientes conquistados durante esse tempo.

 

Como se calcula o CAC?

CAC= Despesas + Investimentos em marketing e vendas / Número de novos clientes

3. CPC - Custo por Clique

Esta é uma métrica essencial nas campanhas de publicidade online, quer sejam no Google AdWords ou noutra plataforma. O Custo por Clique ajuda a determinar quanto estás a investir para que uma pessoa cumpra o objetivo da campanha.

O CPC também é útil em testes com várias landing pages. Esta métrica ajuda-te a perceber quais são as opções que alcançaram melhores resultados.

 

Como se calcula o CPC?

CPC = Custo da Campanha / Número de Cliques Obtidos

4. Taxa de Cliques - CTR

Ainda dentro da publicidade online, a Taxa de Cliques é outra métrica que deves analisar. Esta taxa permite-te avaliar diferentes aspetos de uma campanha, tal como a segmentação, palavras-chave e imagens e textos.

 

Como se calcula o CTR(%)?

CTR = (número de cliques no anúncio / número de impressões) x 100

5. Tráfego

Esta métrica é absolutamente essencial e bastante simples de medir. Tudo o que precisas de fazer é implementar o Google Analytics no teu website.

 

O tráfego corresponde ao número de pessoas que visitam o teu website ou uma determinada página específica.

6. Taxa de Conversão

Uma conversão equivale ao progresso feito por um utilizador no funil de vendas, o nível de aproximação e o interesse em se tornar cliente da empresa. A Taxa de Conversão é uma excelente forma de calcular a percentagem de vendas fechadas.

O resultado desta métrica ajuda a perceber se os objetivos de determinada ação de marketing digital foram ou não cumpridos.

 

Como se calcula a taxa de conversão?

Taxa de Conversão = Número de Conversões / Número de Acessos

 

 

Sabemos que estas métricas podem parecer um bicho de sete cabeças para quem não está dentro do mundo do marketing digital. Mas não te preocupes!

Na euDigital somos especialistas na análise web e podemos ajudar a tua empresa a avaliar os resultados de uma estratégia de marketing digital ou até mesmo criar e realizar uma!