Guia de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas #2

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Tudo o que precisas de saber sobre Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas!

Lê a primeira parte do Guia de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas aqui.

 

Na primeira parte deste artigo começamos por falar das inúmeras vantagens do marketing digital para pequenas e médias empresas. Agora é hora de aprofundarmos um pouco mais este assunto.

 

Vamos conhecer as principais ferramentas de marketing digital para pequenas e médias empresas?

Website: a cara da tua empresa online

Um website é uma das ferramentas de marketing digital que deves ter na tua empresa. Este deve ser encarado como a cara do teu negócio online.

 

Muitos acreditam que certos negócios não precisam de ter um site. Isto não podia estar mais errado!

 

Sempre que alguém está à procura de um negócio, o primeiro passo é sempre pesquisar online. Ora, se a tua empresa não tiver um website, ela não vai ser encontrada pelas pessoas.

 

Existem aspetos que devem estar presentes no website da tua empresa:

  • Apresentação da empresa ou sobre nós
  • Os teus serviços
  • Contactos

Estes três pontos são essenciais e deves tê-los em conta na criação do teu website. Claro que, caso seja possível, deves incluir mais informações. Um portfólio e blog podem ajudar-te a conquistar uma posição enquanto líder de mercado.

 

Queres saber mais sobre a criação de websites? Lê os 9 passos para criar um website de sucesso!

Redes Sociais: as plataformas obrigatórias para qualquer empresa

Em primeiro lugar é importante que entendas que as redes sociais não se devem focar na venda de produtos. Deves encarar estas plataformas como uma forma de criar maior proximidade com a audiência e conquistar novos seguidores.

 

As redes sociais são uma excelente forma de dar a conhecer a tua empresa. Para além de conseguires levar as tua mensagem mais longe, estas também podem ajudar no SEO.

Estas são algumas das plataformas que deves considerar:

  • Facebook

É importante que a tua empresa esteja presente nesta rede social. Ao ser um gigante a nível mundial, o Facebook é a melhor forma da tua marca conseguir conquistar uma maior audiência.

  • LinkedIn

O LinkedIn é uma das plataformas essenciais para empresas B2B - Business to Business. Esta rede social tem um cariz profissional e é uma excelente forma de dar a conhecer os produtos e serviços da tua empresa.

  • Instagram

Ao contrário do LinkedIn, o Instagram é mais indicado para negócios que se destinem ao consumidor final. As empresas B2C - Business to Consumer - podem partilhar fotografias dos seus produtos e imagens inspiracionais para criar maior engajamento.

  • Youtube

Esta plataforma de partilha de vídeos também é uma excelente ferramenta de marketing digital para pequenas e médias empresas. Uma excelente forma de tirar partido do Youtube é criar e partilhar tutoriais de utilização de produtos, por exemplo.

  • Twitter

Embora seja pouco utilizado em Portugal, o Twitter pode ser uma excelente ferramenta para as empresas que querem apostar na exportação. Esta rede social foca-se na partilha de mensagens curtas e imagens/vídeos, sempre com hashtags, claro!

  • Pinterest

O Pinterest ainda continua a ser uma rede social desconhecida para muitas empresas. Aqui, e tal como acontece no Instagram - as imagens assumem total protagonismo. Por isso mesmo, esta plataforma é uma excelente ferramentas para empresas B2C.

Publicidade Online: o trunfo das PME's

Muitas empresas ainda se sentem reticentes em relação à publicidade online. Acredita, esta é uma das mais poderosas ferramentas de marketing digital para pequenas e médias empresas.

 

O Google AdWords já se tornou num gigante mundial no que toca à publicidade online. Só no último trimestre de 2016 foram gastos 17,6 mil milhões de dólares em publicidade no AdWords!

 

Aqui podes definir quais são as keywords - palavras chave - que interessam à tua marca. Assim, cada vez que alguém pesquisar uma dessas keywords vai aparecer o teu anúncio.

 

A melhor parte do Google AdWords é que só pagas quando alguém clica no teu anúncio. Também existe a opção de pagar apenas quando um utilizador efetua uma compra, subscreve a newsletter ou qualquer que seja o objetivo do anúncio.

 

Podes saber mais sobre publicidade online no nosso artigo A minha empresa deve investir em publicidade online?

Email Marketing: fideliza os teus clientes

O email marketing ou newsletter é outra ferramenta de marketing digital que as pequenas e médias empresas devem utilizar.

 

Para te incentivar a continuar a ler: podes fazer isto de forma gratuita!

 

O email marketing deve ser encarado como uma ferramenta de fidelização de clientes e não de conquista de novos. Acredita, resulta muito melhor assim!

 

Esta é uma excelente forma de garantir que os teus clientes estão a par das últimas novidades da tua empresa! A melhor parte é que é muito simples de utilizar. A maioria das plataformas de envio de newsletters utilizam um sistema drag and drop.

 

Tudo o que precisas de fazer é criar um template e, por exemplo, uma vez por mês enviar novidades. Estas podem ser novos produtos, campanhas promocionais ou informações que possam interessar aos teus clientes.

 

Tudo o que precisas de saber sobre o envio de newsletters está aqui:

Estas são quatro ferramentas essenciais que não devem faltar numa estratégia de marketing digital para pequenas e médias empresas.

Parece areia a mais para a tua camioneta?

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