As maiores Tendências de Marketing Digital para 2018

As maiores Tendências de Marketing Digital para 2018 - euDigital - Agência de marketing Digital
Facebook 0
Google+ 0
Twitter
LinkedIn 0

Estás pronto para conhecer as principais tendências de marketing digital para 2018? 

O final de um ano é sempre um período de reflexão. Por um lado, é altura de avaliar os resultados alcançados. Por outro, é hora de pensar no futuro e nas estratégias a adotar. 

Embora o mundo do marketing digital esteja em constante mudança, o início de um novo ano implica novas estratégias e ações. 

Na euDigital já fizemos a nossa pesquisa e descobrimos as maiores tendências de marketing digital para 2018!

Estás pronto para conhecer as tendências que não podes deixar de fora da tua estratégia de marketing digital?

10 Tendências de Marketing Digital para 2018

#1 - Personaliza a tua comunicação

Ao longo dos últimos anos temos assistido a uma constante preocupação com a personalização da comunicação. Em 2018 esta tendência vai acentuar-se!

A personalização do contacto e atendimento ao cliente deve estar presente em todas as fases do funil de vendas.

Esquece os emails e anúncios impessoais - estão tão desatualizados como os faxes! Ter uma comunicação totalmente personalizada desde o primeiro contacto do cliente tornou-se essencial.

Vamos usar a publicidade online como exemplo. Cada campanha deve ter a sua própria landing page. Só assim consegues assegurar que o utilizar vai encontrar a resposta que procura.

A construção de uma relação personalizada com cada cliente e utilizador já se tornou numa das maiores tendências do marketing digital!

#2 - Direciona os teus anúncios

A publicidade online não é exceção à regra da personalização!

Tal como toda a comunicação, também as campanhas online devem ser cada vez mais direcionadas ao utilizador.

Há que ter em conta que existem cada vez mais distrações online. Os utilizadores dedicam apenas alguns segundos a cada conteúdo. Para além disso, as pessoas são bombardeadas constantemente com anúncios.

É por isso que as campanhas em 2018 devem ter um objetivo muito específico, tanto de comunicação como de conversão. Outro aspeto importante é direcionar anúncios específicos para utilizadores mobile.

Em 2018, aposta em anúncios online que respondam às dúvidas e problemas dos utilizadores!

#3 - Torna os vídeos em direto mais profissionais

6 Dicas para o Sucesso no Mundo Online este ano

O vídeo assumiu um papel de destaque nas estratégias de marketing digital durante os últimos anos.

Os diretos já se tornaram num dos principais conteúdos de marketing digital nas redes sociais. Estes geram um maior alcance e interação com o público.

No entanto, esquece os vídeos amadores. Em 2018, os vídeos em direto devem ter um aspeto cada vez mais profissional! 

#4 - Video Marketing: a tendência mantém-se

Como referimos no último ponto, os vídeos são uma das formas mais populares de conteúdo digital. Quando bem utilizados, estes podem ter um impacto muito positivo no teu negócio.

O tempo dedicado pelos utilizadores a cada conteúdo é cada vez mais reduzido, mas os vídeos escapam a esta regra.

Esta é uma das tendências de marketing digital para 2018 que deves incluir na tua estratégia de comunicação da tua empresa.

#5 - O Marketing de Conteúdo ainda é rei!

O Marketing de Conteúdo está longe de ser uma tendência passageira! Esta parte do marketing digital está assumir uma importância cada vez maior dentro das empresas.

É importante que saibas que 70% dos utilizadores preferem aprender sobre um produto ou serviço através de um artigo do que de um anúncio. Para além disso, o marketing de conteúdo é mais barato do que a maioria das outras formas de marketing.

Lembra-te: o Marketing de Conteúdo pode ter muitas formas. Podes usá-lo enquanto artigos de blog, vídeos ou até infografias.

Portanto, em 2018, continua a apostar na criação de conteúdo original!

#6 - Uma forma diferente de publicidade televisiva

Sim, estamos a falar de publicidade na televisão, mas muito diferente da tradicional!

Plataformas como o Facebook e YouTube, por exemplo, já têm as suas próprias séries e canais. A Netflix é um dos maiores exemplos que podemos utilizar.

Os utilizadores assistem cada vez mais a séries e filmes nestas plataformas e através de dispositivos móveis. E é aqui que a tua publicidade deve estar!

Uma das tendências de marketing digital para 2018 é a aposta na publicidade no YouTube e outras plataformas online!

#7 - Personaliza a tua estratégia nas redes sociais

A verdadeira razão para a criação das Reações no Facebook!

As redes sociais vão continuar a ter um papel importante no próximo ano. No entanto, está na altura de fazer algumas mudanças na tua comunicação!

Uma comunicação estratégica e personalizada nestas plataformas é a melhor forma de conseguires alcançar mais seguidores.

Não é novidade que se está a tornar cada vez mais difícil obter um grande alcance, principalmente no Facebook. As constantes mudanças nos algoritmos estão a tornar este trabalho cada vez mais complicado. Nenhum negócio está a salvo e é preciso lutar pela presença no feed dos utilizadores.

É por isso mesmo que é essencial definires a tua estratégia de comunicação nas diferentes redes sociais. Aposta em atingir um público mais específico e localizado!

#8 - Aposta no local em detrimento do global

Se até agora o teu principal objetivo foi chegar ao maior número de utilizadores possível, está na hora de uma mudança!

Não vale a pena continuar a tentar chegar a todo o lado. Tens uma loja fisíca? Então é nessa área geográfica que deves investir os teus esforços!

As ferramentas digitais promovem cada vez mais a interação entre utilizadores e negócios na sua área de residência. Se procurares canalizadores no Google, o motor de busca vai apresentar-te uma lista dos que se encontam mais próximos de ti. O Facebook MarketPlace, por exemplo, privilegia os negócios na área em que o utilizador se encontra.

Portanto, no próximo ano, aposta nos consumidores locais! Afinal, esta é uma das maiores tendências de marketing digital para 2018!

#9 - Está na hora de pensar na Geração Z

Até agora, todos os esforços das marcas se concentraram nos Millenials. No entanto, há uma nova geração em que te deves focar!

A Geração Z, utilizadores com 22 e 23 anos, está agora a entrar no mercado de trabalho e deve ser a próxima preocupação das marcas!

É importante referir que quando o Facebook se tornou popular, esta geração tinha entre nove a dez anos. Por isso mesmo, estes utilizadores preferem redes sociais mais recentes, como o Snapchat ou Instagram.

Os millenials tornaram-se pros na produção de conteúdos em blogs e na sua divulgação nas redes sociais. No entanto, a Geração Z produz e consome, principalmente, conteúdos em vídeo. É por isso que o YouTube e Instagram se tornam nas ferramentas mais importantes para estes utilizadores!

Este vai ser um dos grandes desafios para 2018! É essencial que desenvolvas estratégias para chegar a esta geração!

#10 - Aposta nos Influencers

Muitas empresas ainda ignoram a importância dos influencers. No entanto, estas pessoas podem ser um grande trunfo para a tua estratégia de marketing digital!

Já deves ter reparado que existem contas de Instagram, por exemplo, com milhares de seguidores e que fazem publicidade a certos produtos e marcas. Estas pessoas são consideradas influencers. As empresas oferecem produtos em troca de publicidade em posts.

Nos últimos anos, muitos negócios perceberam que era mais vantajoso criar parcerias com influencers do que investir em publicidade online. Isto aplica-se principalmente para nichos de mercado muito específicos.

Os influencers são uma das grandes tendências de marketing digital para 2018!

Está na altura de fazeres a pesquisa e entrar em contacto com algumas destas pessoas. Afinal, esta é uma excelente forma de conseguir uma relação mais próxima com os utilizadores!

Estas são as principais tendências de marketing digital para 2018! Como se pode ver, a personalização é uma das palavras chave para o próximo ano!

O mundo digital está cada vez mais exigente e é importante que o teu negócio não fique para trás! Os teus planos para 2018 devem incluir uma comunicação mais personalizada e a criação de relações mais próximas com os teus clientes. 

No entanto, sabemos que nem sempre é fácil conseguir criar e cumprir uma estratégia de marketing digital. Nós estamos aqui para ajudar!

A euDigital é uma agência de marketing digital com um leque de serviços muito completo. Confia em nós para dar um novo impulso à tua marca!

Estás pronto para revolucionar a presença online do teu negócio?