
O copywriting ainda é um conceito que passa ao lado de muitas empresas portuguesas. No entanto, é preciso entender que este é uma das melhores formas de melhorar a sua conversão online. Como? Nós vamos explicar-lhe tudo!
Em primeiro lugar, vamos tentar explicar-lhe o que perde ao não contratar os serviços de um copywriter profissional!
Sem copywriting:
- é mais difícil o website da sua empresa ser encontrado online;
- as suas campanhas de email marketing vão ter uma taxa de abertura inferior;
- as suas campanhas de Adwords vão ter uma menor conversão;
- é mais fácil que os utilizadores abandonem o seu website para visitar o da concorrência;
- os clientes vão abandonar o processo de compra a meio por falta de explicações/orientação.
Sabe o que é que estes pontos têm todos em comum? O insucesso das empresas deve-se à falta de textos que realmente incentivem, conquistem e esclareçam os clientes.
Mas agora é hora de passar ao assunto seguinte:
Vamos perceber o que é copywriting?
O copywriting é o processo de escrever textos para qualquer tipo de material promocional. Um copywriter profissional escreve todo o tipo de conteúdo. Estes podem ser direcionados para marketing digital, como websites, blogs, redes sociais e campanhas de email marketing.
Mas também podem ser textos para material promocional físico: folhetos, cartazes, anúncios, catálogos e muito mais.
E agora provavelmente estará a perguntar-se:
como é que um copywriter consegue escrever sobre diversas empresas com diferentes públicos e finalidades?
Bem, faz parte do trabalho de copywriting estudar. É necessário recolher todo o tipo de informações sobre a empresa em questão. É importante perceber qual é o tipo de negócio, o seu público-alvo e os objetivos a alcançar. Só assim é possível escrever textos que se adaptam às necessidades de cada negócio.

A importância do copywriting para empresas
Já reparou que a maioria do tempo online é passado a ler?
Por isso mesmo, é importante que a sua empresa apresente conteúdos que despertem a atenção dos consumidores.
O copywriting está presente em todo o lado! E existem cada vez mais empresas que usam o copy para atingir os seus objetivos.
Isto porque o objetivo do copywriting é incitar o leitor a tomar uma ação que a empresa quer. Tanto pode ser comprar um produto, tomar uma decisão, conhecer um produto ou serviço, ou até mesmo a própria empresa.
É por isso mesmo que um copywriter profissional é muitas vezes apelidado de “comercial no papel”.
Um bom conteúdo criado na hora certa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. O copywriting é, cada vez mais, uma parte essencial de uma boa estratégia de marketing digital. E, o conteúdo personalizado, é o futuro do marketing!
Vantagens do Copywriting
O copywriting ou a produção de conteúdos tem como objetivo chamar a atenção, comunicar e persuadir os utilizadores. E as técnicas de copywriting têm imensas vantagens para as empresas:
Com um bom conteúdo é mais fácil converter oportunidades em vendas. O copy vai ajudar os clientes a perceber porque precisam do seu serviço ou produto e encaminhá-los para a compra.
Com conteúdo bem conseguido é muito mais fácil conseguir seduzir e conquistar clientes, uma vez que estes percebem como o seu produto pode mudar a vida deles.
Quando o copywriting é integrado numa estratégia de marketing digital pode fazer milagres pelo website da sua empresa. Isto porque ao escrever textos para a web, o copywriter vai utilizar keywords para ajudar a que o seu negócio seja mais facilmente encontrado.
É preciso perceber que a comunicação demasiado automatizada já não é suficiente para conquistar clientes. Por isso mesmo, cada vez mais marcas recorrem a um copywriter profissional para produzirem textos que sejam mais direcionados para os clientes, de pessoas para pessoas.
Ao produzir conteúdo sobre a temática da sua empresa é mais fácil tornar-se num líder de opinião. Isto faz com que ganhe estatuto dentro da sua área de negócio.
Agora que já sabe como é que o copywriting pode ajudar a sua empresa,
de que está à espera?
Na euDigital somos especialistas em criar conteúdos apelativos que realmente vendem!